facebook_pixelPoupança energética com sistemas de ventilação controlada: Casas Passivas | Projectista
Tecofix

Poupança energética com sistemas de ventilação controlada: Casas Passivas

Data de publicação
Estará a cumprir a legislação europeia? Que medidas de poupança energética terá de tomar?

Um dos grandes desafios e temas que dominam a atualidade é a preocupação com o meio ambiente, pelas alterações climáticas, sustentabilidade e eficiência energética. A maioria dos países está envolvido em reverter os danos que se têm feito ao planeta, e as consequências que de uma forma ou de outra, já todos estamos a sentir. 

Para garantir que as metas de sustentabilidade são garantidas, de acordo com a legislação europeia 2010/31/UE, a partir do ano de 2018 para os edifícios públicos e 2020 para os restantes edifícios de nova construção, estes devem ter um consumo de energia quase nulo (nZEB-nearly Zero Energy Buildings).
Para cumprir este objetivo, sabemos que se têm vindo a implementar diferentes protocolos e estratégias de projetos que têm como objetivo a alta eficiência energética. Dentro dessas novas formas de abordar as novas construções, existe um método importante de destacar: as casas passivas. 

Neste artigo desenvolvido pela Selectra, consultora do mercado energético, e pela Tecofix, mostramos a importância destes edifícios na poupança energética e a importância dos sistemas de ventilação controlada nestas casas.

Este tipo de construção centra-se principalmente em oferecer altos níveis de conforto no interior das casas, oferecendo condições que requerem a utilização mínima de climatização. Isto tem como consequência uma poupança de energia considerável, que oscila entre os 70% e os 90%, quando comparada com uma casa tradicional. A poupança energética neste tipo de construção é um conceito fundamental, por isso é importante implementar medidas para poupar energia, tal como a redução do consumo dos sistemas de climatização.

A Selectra recomenda ainda que no caso de não viver numa casa passiva, se adotem novos hábitos de consumo de energia que não passem apenas por escolher a empresa de luz mais barata.

Que medidas de poupança energética se pode adotar?

- Utilização de eletrodomésticos classificados com a etiqueta energética A, são aqueles que consomem menos energia e que desempenham exatamente as mesmas funções;

- Instalação de lâmpadas LED. Podem ser mais caras, mas consomem menos energia e duram ainda mais;

- Utilização de máquinas de secar roupa e lavar loiça e de aquecimento nos horários em que o preço da luz é mais barato. As comercializadoras elétricas têm à disposição as tarifas bi-horárias que permitem pagar menos pelo kWH à noite, por exemplo:

     -->  Utilização de termostatos para controlar do consumo de energia;

     -->  Não deixar os aparelhos em stand by;

     -->  Cozinhar para vários dias, já que evita que se liguem os eletrodomésticos, tais como fogão e forno, tantas vezes.

Quais são as características que uma casa passiva deve ter?

Uma casa passiva deve atender a estes elementos:

     - Isolamento térmico;

     - Janelas de alta eficiência;

     - Ventilação com recuperação de calor;

     - Hermeticidade;

     - Extremo cuidado com as pontes térmicas.

Estas construções devem incluir isolamento térmico óptimo e contínuo em toda a sua envolvente, janelas com elevada capacidade isolante (por fazerem parte da envolvente) e com rupturas das pontes térmicas para evitar perdas de calor.

A combinação de todos estes elementos tornam o espaço interior muito hermético, daí a necessidade de incluir um sistema de ventilação mecânica.

A importância dos sistemas de ventilação controlada

A grande estanqueidade do interior das casas passivas faz com que as perdas sejam muito baixas e as suas condições interiores muito estáveis, pelo que minimizam-se as necessidades de climatizar os ambientes.

No entanto, a grande estanqueidade deve complementar-se com uma óptima ventilação, já que o espaço pode sofrer problemas de humidade e condensação, gerando um ambiente pouco saudável e impróprio para viver. No entanto, como já mencionado, a casa passiva coloca o conforto dos habitantes no centro da sua estratégia, num ambiente saudável e seguro. Para o conseguir, é necessário uma temperatura adequada e de boa qualidade do ar interior, pelo que é importante contar uma ventilação permanente que não altere os dois fatores anteriores.

A ventilação tradicional através de janelas abertas não é proibida nas casas passivas, no entanto, é importante fazê-lo garantindo que não cause perdas de energia, o que é mais difícil. De qualquer forma, abrir as janelas, apesar de ser pouco intuitivo para um utilizador doméstico de uma casa tradicional, não é necessário para que uma casa passiva seja bem ventilada.

Isto ocorre porque existe um sistema de ventilação mecânica controlada que garante que as condições do ar que se respira na casa são ótimas. A renovação do ar é estabelecida através do que chamamos de sistema de Ventilação Mecânica Controlada (VMC). Este método permite manter um fluxo de ar constante e adaptado às condições interiores, com um mínimo gasto de energia, o que torna este sistema altamente eficiente.

Qual é o melhor sistema VMC?

Entre os sistemas que podemos considerar numa casa, o sistema de Ventilação Mecânica Controlada mais eficiente é o chamado ventilação mecânica de extração e admissão ou sistemas de ventilação mecânica de duplo fluxo.

Para o sistema, é fundamental o intercambiador de calor, onde ocorre o intercâmbio térmico do ar quente para o ar frio, tanto no inverno como no verão. Nesta troca é importante que ambos os fluxos de ar troquem energia de forma estanque, para evitar a contaminação do ar limpo com o ar extraído. Além disso, também se dispõe da filtragem do ar que é captado do exterior, o que garante as melhores condições possíveis no que diz respeito à qualidade do ar interior, baixando os níveis iniciais de pólen, bactérias, pó, entre outros.

Os sistemas de Ventilação Mecânica Controlada melhoram significativamente questões chave. Por um lado, é um sistema que garante a obtenção das melhores condições de conforto e saúde no interior das casas. Por outro lado, a aposta na eficiência energética faz com que seja uma estratégia que vai além do benefício individual, para repercutir de maneira definitiva numa construção mais sustentável para todos.

Autor: Dep. Marketing Tecofix
marketing@tecofix.pt