facebook_pixelOs novos conceitos para a habitação | Projectista
ROCA

Os novos conceitos para a habitação

Data de publicação

Explorar soluções para os desafios habitacionais da atualidade em rocagallery.com

A plataforma on-line da Roca destinada ao debate e à investigação em arquitetura, design e sustentabilidade arranca 2021 com uma série de artigos onde são exploradas as tendências atuais em modelos de habitação, e como podem estes dar resposta a alguns dos desafios mais exigentes dos nossos tempos.

O conceito de "casa" está, atualmente, a adquirir novos significados, perante a crescente sensibilização para a importância de se dispor de habitações adequadas para desfrutar de uma melhor qualidade de vida. De que forma estão os arquitetos, os designers e os urbanistas a promover novas soluções de habitação? Em rocagallery.com, são analisadas a evolução e as tendências do espaço habitacional no novo tema do mês: "Os novos conceitos para a habitação".

Edifício em betão, azul e branco, à luz do dia © Tony Shostak / Unsplash

Durante os últimos meses, ficou claro que o conceito de espaço doméstico está em constante evolução, refletindo novas formas de viver e propondo novas relações entre o espaço privado e o espaço público. Com base em modelos visionários do passado — de casas unifamiliares a complexos habitacionais coletivos —, os profissionais da área da arquitetura e do design continuam a experimentar, em resposta aos desafios exigentes que enfrentamos agora e no futuro: da privação de habitação (sem-abrigo) aos movimentos populacionais, à gentrificação ou à nova realidade do pós-COVID, entre outros.

Em "Os novos conceitos para a habitação", são exploradas, em Rocagallery.com, novas formas de abordar este debate numa fase importantíssima para o seu desenvolvimento, expondo as opiniões de um painel multidisciplinar de especialistas numa série de artigos que a plataforma publicará semanalmente até ao final de fevereiro.

Entre os artigos já disponíveis, destaca-se a análise da arquiteta Heather Macey, diretora adjunta da John McAslan & Partners e membro-fundadora do grupo de especialistas em sem-abrigo Architects Aware!, sobre as novas soluções de alojamento de emergência para jovens, a partir de modelos holísticos que permitem abordar este problema cada vez mais grave. Noutro artigo, o membro honorário do American Institute of Architects (AIA) Mario Corea faz uma reflexão sobre três projetos emblemáticos de habitação coletiva de Josep Lluís Sert, um dos arquitetos mais influentes do século passado.

Como parte do compromisso da plataforma Rocagallery.com de apoiar o talento emergente do mundo académico, destaca-se o artigo "Como queremos viver?", no qual Virginia Herrera, estudante premiada do Instituto Europeu di Design (IED) de Madrid, apresenta uma nova abordagem a uma vida livre e sustentável em convivência. Por sua vez, Marta Delgado, ex-aluna e artista da UIC e Berkeley, aprofunda as relações entre design, identidade e casa em "Os significados de casa".

Entre os artigos que serão publicados nos próximos dias, está uma entrevista a Anne Lacaton, vencedora do Prémio Mies van der Rohe de Arquitetura Europeia 2019 e do Prémio Global de Arquitetura Sustentável 2018. Nesta entrevista, Lacaton analisa o trabalho extensivo e desafiante levado a cabo pelo seu estúdio no âmbito das habitações sociais. São também destacadas as recentes experiências da arquiteta Paulina Olszowy sobre a vida pós-industrial; o debate do par que constitui o estúdio Bosch.Capdeferro sobre a "re-humanização" do espaço vital e as implicações práticas desta; ou a análise de Marcelo Faiden, cofundador do estúdio Adamo-Faiden, sobre a necessidade de projetar espaços habitáveis que reflitam padrões sociais cada vez mais instáveis e indefinidos.

Neste sentido, "Os novos conceitos para a habitação" dá continuidade a uma série de temas mensais e bimensais que têm explorado desafios globais urgentes do ponto de vista do design, da arquitetura, da inovação e sustentabilidade. Os artigos estão todos disponíveis em www.rocagallery.com, com acesso livre e gratuito, em inglês e espanhol. O comité editorial da plataforma, formado por um grupo multidisciplinar de notáveis especialistas e pensadores, encontra-se já a trabalhar sobre a abordagem dos próximos temas do mês.

Em 2020, a plataforma Rocagallery.com abordou questões relacionadas com as energias renováveis, a (in)dependência do plástico, o aumento do nível do mar, o envelhecimento demográfico ou a reconstrução dos sistemas alimentares, entre outros assuntos. No e-book "Rocagallery.com 2020 Highlights", disponível para subscritores da newsletter do Rocagallery.com, é reunida uma seleção completa destes artigos. Para fazer parte da mailing list, visite o website.

Dirigido pela Roca, líder mundial em design, produção e distribuição de produtos para espaços de banho, o Rocagallery.com transfere para o ambiente digital o conceito da sua rede de centros Roca Gallery, que são pontos de encontro de especialistas e amantes do setor para partilhar conhecimentos e boas práticas. Atualmente, a Roca conta com seis Roca Gallery, localizados em edifícios com um especial interesse arquitetónico de Barcelona, Madrid, Lisboa, Londres, Xangai e Pequim. Desde o seu lançamento, em 2018, a plataforma on-line tem contado com mais de 160 colaboradores, incluindo escritores, fotógrafos, artistas e vencedores do prémio Pritzker, e tornou-se uma referência em tendências e conteúdo de qualidade na área da arquitetura e do design.