Obras da antiga estação da CP e do edifício Fernando Távora em concurso público

Data de publicação

A Câmara de Aveiro deu luz verde a mais duas obras do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA).

O valor mais elevado destina-se à requalificação do edifício Fernando Távora (1,5 milhões de euros), numa obra que tem um prazo de execução de 365 dias. Os trabalhos resumem-se a reabilitação do edifício e melhoria do seu enquadramento urbanístico, abrindo o seu r/c. Instalação de uma moderna Biblioteca Municipal com novas funções, como centro de informação e prestação de serviços à comunidade, bem como a criação de um espaço de promoção de Aveiro, da sua atividade económica e de apoio ao investidor.

A requalificação da antiga Estação da CP, a empreitada está orçada em 708 mil euros e tem um prazo de execução de 450 dias.
A obra pretende “conservar um dos edifícios mais notáveis da cidade mas em estado de degradação acelerado, mantendo as suas características originais, preservando os painéis azulejares que o decoram e dotando-o de condições de conforto para a receção de visitantes e promoção de produtos característicos da região.”
Um futuro espaço de receção e informação da Cidade, do Município e da Região, com promoção e venda de produtos identitários (Ovos Moles, Sal e Vinho da Bairrada) em enquadramento museológico e com a criação de salas polivalentes de acolhimento a acções de formação, reuniões ou receções protocolares.

Gabinetes:

JOÃO MENDES RIBEIRO ARQUITECTO, LDA – Requalificação da antiga Estação da CP

JOSÉ BERNARDO TÁVORA – ARQUITECTO, UNIPESSOAL, LDA – Requalificação do edifício Fernando Távora