facebook_pixelO encontro The Green Room, realizado em La Casa de la Luz da Simon, centra-se na sustentabilidade e na inovação no sector hoteleiro e nas suas perspetivas de futuro | Projectista
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O encontro The Green Room, realizado em La Casa de la Luz da Simon, centra-se na sustentabilidade e na inovação no sector hoteleiro e nas suas perspetivas de futuro

Data de publicação
  • A jornada organizada pela Simon em colaboração com a revista Gran Hotel da Curt Ediciones, reuniu os principais profissionais do sector hoteleiro em duas mesas redondas, ilustrando histórias de sucesso em matéria de sustentabilidade hoteleira.
  • O encontro insere-se na nova iniciativa Thinking Spaces Talks da Simon, que tem como objetivo refletir e inspirar as diferentes partes interessadas sobre os espaços e a sua relação com as pessoas.

O encontro The Green Room, recentemente realizado em La Casa de la Luz da Simon, no bairro 22@ de Barcelona, e organizado em colaboração com a revista Gran Hotel da Curt Ediciones, reuniu profissionais de renome para refletir sobre um tema que é hoje incontornável: a sustentabilidade e a implementação de tecnologias inovadoras que façam progredir o sector hoteleiro.

As duas mesas redondas moderadas por Eva Ballarin, especialista em turismo, viagens e Horeca, reconhecida divulgadora independente de tendências, inovação e estratégia, e membro do Conselho Nacional de Turismo de Espanha, destacaram os desafios que o sector enfrenta em matéria de sustentabilidade. Destacando casos de sucesso nos quais foram implementados sistemas de poupança de recursos energéticos e hídricos, gestão de resíduos e de economia circular com o objetivo de reduzir os impactos. Com uma visão de sustentabilidade que engloba também os aspetos sociais e económicos.

Por uma sustentabilidade estrutural

Na primeira mesa redonda, salientou-se a necessidade de abordar a sustentabilidade de uma forma transversal, conjunta e proativa. Lourdes Ripoll, vice-presidente de Sustentabilidade da Meliá Hotels International, destacou a importância de a inserir no próprio plano estratégico da empresa e de a implementar em cada uma das áreas e departamentos. Celia Galera, diretora-geral da Habitat Futura e presidente da AEI Rethink Tourism, sublinhou a importância da digitalização do sector e a utilidade da criação de parcerias. Como impulsionadora da associação AEI, que reúne mais de 500 estabelecimentos hoteleiros, envolveu universidades que desenvolvem projetos de investigação para inovar em matéria de sustentabilidade.

Lourdes Moreno, responsável pela área de Sustentabilidade de Banca de Empresas do CaixaBank, destacou o facto de, ainda hoje, muitas empresas não disporem de um departamento ou comité de sustentabilidade quando se dirigem a um banco em busca de financiamento, bem como o trabalho de formação e apoio que estão a desenvolver atualmente.

Dados e comportamento humano

A segunda mesa redonda centrou-se no futuro do sector hoteleiro e no ideal da sustentabilidade. A reunião incluiu representantes do sector hoteleiro, da administração pública e do empreendedorismo e inovação tecnológica para implementar sistemas sustentáveis.

Xavier Font, subdiretor-geral do Desenvolvimento Turístico Territorial da Direção-Geral de Turismo, refletiu sobre a necessidade de abrir a visão dos hotéis para o que está a acontecer no destino e de se ligar a outros serviços na área circundante, numa visão mais ampla de sustentabilidade associada ao território.

De acordo com Bernat Sillaurren, diretor de sustentabilidade da H10 Hotels & Resorts, os hotéis devem começar por agir, implementando medidas sustentáveis eficazes. Em seguida, devem comunicá-las claramente ao cliente e tentar influenciá-lo. Ilustrou este facto explicando um caso de sucesso da sua empresa na poupança de resíduos alimentares. Para Aina Membrille, diretora técnica do +Positive, um dos principais desafios do sector hoteleiro é a gestão da água, com um compromisso firme na sustentabilidade dos recursos hídricos face às alterações climáticas.

Vicenç Salas, diretor de sistemas de controlo da Simon, sublinhou a importância da integração de tecnologias de monitorização e controlo, como o sistema LOLA, para alcançar a eficiência energética, poupar recursos e avançar em termos de sustentabilidade. O papel da Simon passa por atuar de facilitador do processo, tal como o fazem outros intervenientes do ecossistema.

A digitalização e a importância da interpretação de dados no sector hoteleiro, bem como a investigação em curso no domínio da ciência comportamental, foram identificadas como fatores de progresso em matéria de sustentabilidade.

The Green Room, o primeiro evento que inaugura a iniciativa global Thinking Spaces Talks, tem como objetivo refletir e inspirar as diferentes partes interessadas da Simon sobre os espaços e a sua relação com as pessoas. Mas reafirma também o compromisso da Simon em fornecer soluções de gestão de edifícios através da tecnologia IoT e da sua plataforma digital LOLA, que permitem a criação de espaços sustentáveis, ao reduzirem o consumo energético e hídrico.

Em 2025, voltaremos a encontrar-nos para continuarmos a explorar a forma como a digitalização, as tecnologias inteligentes e as estratégias de sustentabilidade estão a moldar o futuro dos hotéis.