facebook_pixelNovo Tribunal de Paris | Projectista

Novo Tribunal de Paris

Data de publicação

Projetado pelo arquiteto italiano, o novo Palácio da Justiça de Paris será o maior complexo de tribunais da Europa e está com inauguração prevista para 2018.

© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no limite norte do centro de Paris, o novo Tribunal Municipal será responsável por centralizar, em um único edifício, instalações atualmente dispersas ao redor da capital, tornando-se o maior conjunto de tribunais da Europa. A torre esbelta e transparente com 160 metros de altura é composta de volumes empilhados de tamanhos decrescentes, cuidadosamente projetada levando em conta a sua eficiência e funcionalidade.

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

A concepção de um projeto único para todos os tribunais, em parceria público-privada, surgiu da crescente demanda por espaços entre as várias instituições ao redor do centro de Paris, incluindo o tribunal regional, o tribunal policial, os tribunais do Ministério Público e os tribunais distritais de cada um dos setores da cidade (arrondissements). Situado na zona de desenvolvimento urbano de Clichy-Batignolles, no extremo norte de Paris, o terreno está situado em uma importante intersecção entre as diferentes áreas administrativas de Paris e seus subúrbios. Também está amplamente conectado aos serviços de transporte público, incluindo a bem sucedida nova linha norte de trem.

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

A escala do edifício é minimizada a partir de sua segmentação em quatro volumes sobrepostos de tamanhos decrescentes, o primeiro dos quais, longo e baixo, se encaixa perfeitamente nas proporções da Paris de Haussmann. Cada um dos três volumes subsequentes possuem cerca de dez pavimentos. Este sistema de sobreposição proporciona a criação de grandes terraços - cerca de um hectare no total - que configuram amplos jardins onde serão plantadas mais de 500 árvores, suavizando a escala do edifício e gerando espaços confortáveis de convívio e encontro para seus funcionários.


Corte

A torre é estreita - apenas 35 metros de largura por 160 metros de altura, permitindo ampla iluminação natural e contato direto com o exterior em quase todos seus ambientes internos. Em ambas laterais do edifício, a fachada dupla de vidro é interrompida por uma linha vertical - a estrutura que abriga os elevadores panorâmicos, voltados para a paisagem urbana de Paris.

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

O acesso do edifício se dá através de uma praça de 6.000 m² na Avenue de la Porte-de-Clichy. No interior do primeiro volume, este "pódio" de 27 m de altura, a ampla recepção é completamente visível a partir do exterior devido a sua fachada de vidro, reforçando o conceito de um edifício transparente e de fácil orientação. No térreo, cerca de 50 postos de trabalho garantem um atendimento rápido e eficaz dos visitantes.

Este espaço de 5.500 metros quadrados acolhe três átrios principais - um grande átrio central (64 m x 16 m ) de quatro pavimentos e outros dois menores, norte e sul com 16m x 16m cada, que permeiam todo este primeiro volume do edifício e proporcionam a iluminação natural a partir das clarabóias do primeiro terraço. As áreas de circulação dos pisos subsequentes estão conectadas diretamente com os átrios. Eles são responsáveis por organizar a estrutura e a circulação do edifício, além de permitir a iluminação natural da maioria dos espaços de trabalho.

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

Nos demais pavimentos deste primeiro volume estão localizados as 90 salas dos tribunais, sendo que quase a maioria delas recebe iluminação natural indireta. Através de um sistema composto de circulação vertical e horizontal, cada sala é acessível em poucos minutos a partir de qualquer um dos escritórios localizados na torre acima.


Plantas

Os volumes subsequentes abrigam os escritórios e salas de reuniões: o segundo é de domínio dos magistrados, o terceiro do Ministério Público enquanto que o quarto e último, é a casa dos juízes.

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

A inércia térmica do edifício, ventilação natural, painéis fotovoltaicos incorporados nas fachadas e a coleta de águas pluviais são algumas das estratégias sustentáveis  empregadas neste projeto, estabelecendo uma nova referência de eficiência energética e custos de manutenção para edifícios em altura.

Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
Localização: 75017 Paris, França
Área: 62000.0 m2
Ano do projeto: 2017
Fotografias: Sergio Grazia