Novo Centro Trilateral de Parceria do Património Mundial de Wadden

Data de publicação

© Mir

O escritório dinamarquês Dorte Mandrup A/S foi anunciado como vencedor de um concurso para projetar o novo Centro Trilateral de Parceria do Património Mundial de Wadden, em um local naval histórico da UNESCO em Wilhelmshaven, na Alemanha. Selecionado de 14 propostas, a vencedora aparentemente flutua no topo de um bunker existente da Segunda Guerra Mundial e abrigará os escritórios de uma empresa conjunta dinamarquesa, alemã e holandesa trabalhando para proteger a área do Mar de Wadden.

“Depois de estudar o contexto local, decidimos integrar o bunker pesado no novo edifício”, explica Dorte Mandrup. “Esta aplicação prática e estética dá lugar ao bunker para atuar como base de construção para o que à noite se torna um farol brilhante e aberto para a área”.

© Mir

A adição de quatro pavimentos é dividida em dois andares de escritórios, um piso de reunião / conferência, e um piso técnico com espaço adicional, bem como espaços comuns que também possuem um terraço protegido com vista para o litoral do Mar de Wadden. A fachada esmaltada se estenderá sobre o bunker existente, envolvendo a estrutura em uma única camada de vidro e proporcionando um espaço flexível para exposições, eventos e armazenamento de arquivos. A paisagem em torno do bunker será transformada em piscinas orgânicas para coletar água da chuva, oferecendo espaço de convívio público durante períodos secos.

A proposta de Dorte Mandrup destina-se a refletir seu contexto, já que a camada interior revestida da fachada de vidros duplos cria uma “reflexão poética em constante mudança” para espelhar a superfície rasa do Mar de Wadden. O volume se tornará um farol à noite, refletindo nas piscinas de águas pluviais circundantes, enquanto ilumina as fundações pesadas do património.

Gabinete:

DORTE MANDRUP A/S