facebook_pixelNormas DIN | Projectista
Tecofix

Normas DIN

Data de publicação

Ao longo dos anos, muitas normas DIN foram substituídas por normas DIN EN ISO válidas internacionalmente. Muitas normas DIN eram a base para as normas ISO. Frequentemente eram realizadas pequenas alterações das normas DIN para criar as normas ISO que estão atualmente em vigor. Quando uma norma ISO é adotada sem alterações no organismo nacional de normalização, a norma nacional mantém a mesma designação que a respetiva norma ISO. A única alteração é o acréscimo da abreviação DIN EN à designação. No passado, este trabalho de normalização na Alemanha era realizado a nível nacional pelo Deutscher Institut für Normung e. V. (DIN), ou pelo Instituto Alemão para Normalização. A nível europeu existem ainda as normas EN e a nível internacional as normas ISO, emitidas pela Organização Internacional de Normalização.

DIN

As normas nacionais (DIN) são/foram substituídas, em grande parte, por normas internacionais/europeias. Vão continuar a existir normas DIN só para aqueles produtos para os quais não existem normas ISO ou EN.

ISO

As normas internacionais (ISO) servem para uniformizar mundialmente regras técnicas de acordo com as funções e objetivos da norma ISO constituída em 1946 e que simplifica o intercâmbio de mercadoria e elimina obstáculos comerciais.

EN

As normas europeias (EN) visam a harmonização de regras técnicas e leis no Mercado Único Europeu (UE/CEE) desde 01/01/95. As normas ISO existentes devem ser adotadas sem alterações (na medida do possível) como normas EN. A diferença entre as normas ISO e EN reside no facto das normas EN terem de ser adotadas e introduzidas de imediato e sem alterações como normas nacionais após aprovação da Comissão Europeia, e ao mesmo tempo devem ser retiradas as respetivas normas nacionais.

Identificação segundo DIN 267

Esta é feita por dois algarismos no parafuso e um na porca. O primeiro algarismo multiplicado por 100 fornece a resistência á tração do material(fuk) em Mpa. Multiplicando por 10 o produto do primeiro pelo segundo obtemos o limite de escoamento do material (fyk) em Mpa. Nas porcas aparece apenas o algarismo indicador da resistência à tração.

classes de resistencia Rt Le

ISO 898 – NF EN 20898

tabela 3 - propriedades mecânicas e físicas de parafusos, parafusos e prisioneiros