facebook_pixelMykor fabrica isolamentos feitos a partir de resíduos industriais, micélio e química verde para descarbonizar a indústria da construção. | Projectista
Mykor

Mykor fabrica isolamentos feitos a partir de resíduos industriais, micélio e química verde para descarbonizar a indústria da construção.

Data de publicação

Missão da empresa e suas fundadoras

11% das emissões mundiais de carbono provêm da fabricação de materiais de construção. A missão da Mykor é descarbonizar a indústria da construção através do desenvolvimento de materiais baixo-carbono.

As fundadoras da Mykor, Olivia Page e Valentina Dipietro, trazem para a empresa as suas habilidades complementares: o conhecimento em arquitetura de Olivia sobre materiais de construção e a experiência de Valentina em design de produto e desenvolvimento de materiais. Em 2021, fundaram a Mykor para responder à extensa necessidade do mercado de isolamento de construção com materiais carbono-negativos.

A equipa de I&D da empresa está sediada no Reino Unido e a sua fábrica piloto está a ser implementada em Portugal. Mykor recebeu financiamentos totalizados em EUR 470.000 da Innovate UK e do fundo EU Horizon e arrecadou EUR 825.000 na primeira ronda de financiamento pre-seed liderada por Sustainable Ventures e Green Angel Ventures em abril de 2023.

Descrição do produto inovador: MykoFoam

O primeiro produto da Mykor, MykoFoam, é um painel de isolamento acústico e térmico. 100% composto por resíduos industriais renováveis, micélio e química verde. MykoFoam apresenta benefícios respiráveis, resistentes à humidade e ao fogo.

Submetido a testes rigorosos em laboratórios certificados, o nosso produto compete tanto económica como fisicamente com opções de isolamento convencionais, como isolamento de fibra natural e lã mineral. Ao utilizar o nosso produto, re-direcionamos a biomassa do caminho da incineração, contribuindo para uma abordagem mais ambientalmente consciente.

A Mykor oferece um produto à prova de fogo com carbono negativo incorporado a um preço competitivo. A maioria das outras alternativas sustentáveis são proibitivamente caras para adoção em massa: o MykoFoam é 35% mais barato que outros produtos de isolamento ecológico. Além disso, o MykoFoam apresenta maior desempenho térmico e melhores características de fogo do que outros concorrentes verdes, cumprindo, portanto, muito melhor com a futura legislação da UE e do Reino Unido que limita o carbono incorporado na construção.

Aplicação e processo de manufatura

Este produto destina-se a aplicação interior e pode ser coberto ou exposto. Não é adequado para aplicações externas, como revestimentos.

O processo de biofabricação da Mykor cria materiais de construção de alto desempenho feitos a partir de resíduos industriais. A empresa garante que seu método de fabricação é de baixo carbono e 100% circular, visando produzir produtos de construção a partir de fontes totalmente renováveis e com alta reciclabilidade.

A empresa utiliza química verde e redes de micélio para fornecer um isolamento altamente isolante térmico, resistente à humidade e ao fogo, com excelente respirabilidade e durabilidade. Mykor emprega cientistas de materiais especializados e engenheiros de biotecnologia dedicados a avançar no desenvolvimento de seus produtos.

Laboratório Mykor em Bristol

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa está sediada no Reino Unido, liderada por nossos especialistas em ciência de materiais e engenheiros de biotecnologia, comprometidos em ampliar os limites do desempenho de nossos produtos por meio da química verde, sem comprometer a sustentabilidade. Temos tecnologia com patente pendente.

Fabricação em Portugal

Damos igual importância à escalabilidade da I & D, optando pela sustentabilidade, disponibilidade e acessibilidade dos nossos produtos. A nossa fábrica considera a proximidade dos resíduos industriais utilizados nos nossos produtos, mas também aproveita os grandes benefícios solares, garantindo que a eletricidade seja pelo menos 75% alimentada por energia solar durante todo o ano.

A Mykor está a instalar a sua unidade piloto em Portugal e está perto de iniciar a produção este ano.

O MykoFoam começará a ser comercializado em breve para aplicações de baixo risco antes de receber a certificação conjunta CE/UKCA em agosto de 2024.

Siga as contas das redes sociais da Mykor, veja o website e inscreva-se para receber a nossa newsletter para atualizações.

Social Media Links
www.mykor.co.uk
https://www.facebook.com/mykor.design/
https://www.instagram.com/mykor.design/
https://www.linkedin.com/company/mykor

Detalhes de contacto
Para mais informações contatar: Inês Marques - Head of Communications - ines@mykor.co.uk