facebook_pixelLuzes de escritório da Philips Lighting fornecem um estímulo semelhante a uma chávena de café intenso | Projectista
PHILIPS PORTUGUESA, S.A. - LIGHTING

Luzes de escritório da Philips Lighting fornecem um estímulo semelhante a uma chávena de café intenso

Data de publicação

A Philips Lighting ajuda a Innogy a proporcionar um dos ambientes de escritório mais inovadores da Europa

HyperFocal: 0

A Philips Lighting (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação, contribuiu para transformar a sede da empresa de energia da República Checa Innogy (IGY ETR), ao instalar um sistema de iluminação LED para apoiar os ritmos circadianos dos colaboradores do escritório da Innogy, incluindo o estímulo dos seus níveis de energia em momentos diários definidos. No início do dia e após o almoço, os funcionários desfrutam de uma luz brilhante confortável semelhante à luz natural. Isto contribui para o estímulo dos níveis de energia e aumenta o conforto e as condições de visão do local de trabalho, fornecendo uma sensação de bem-estar e otimizando o desempenho. O estímulo dos equipamentos da "iluminação centrada no ser humano" é comparado a uma chávena de café intenso.

Em novembro de 2017, a Innogy concluiu uma renovação profunda dos 10.000 metros quadrados do espaço de escritórios da sua sede na República Checa, em Limuzská, Praga. A empresa tradicional de ambiente de escritório fechado transformou-se num espaço aberto e aproveitou a oportunidade para criar um ambiente de trabalho de qualidade superior, de forma a aumentar o conforto, bem-estar e desempenho dos seus 550 funcionários. A iluminação desempenhou um papel fundamental na renovação que envolveu um novo restaurante, novo mobiliário, alimentos saudáveis, novas cozinhas e espaços de criatividade.

A PhilipsLighting instalou um sistema de iluminação em rede composto por aproximadamente 2.000 luminárias LED Philips. Aqui incluem-se 860 equipamentos de teto de luz branca regulável Philips PowerBalance e 96 iluminações descendentes de luz branca regulável Philips LuxSpace, programados para proporcionar diferentes configurações de luz durante diferentes horas do dia. As diferenças subtis na temperatura de cor e na intensidade da luz promovem, de igual modo, o conforto ótico e podem ser personalizadas pelos funcionários, de modo a adaptarem-se a tarefas específicas. Enquanto o foco do sistema de iluminação está em aumentar o conforto dos funcionários, também ajuda a promover a eficiência operacional através da monitorização e manutenção remotas.

A aprovação dos funcionários
“O nosso objetivo era o de criar um ambiente extraordinário para os nossos funcionários. No início do dia, as luzes do escritório simulam a luz natural, proporcionando um impulso de energia útil. Os níveis de luz diminuem até após o almoço, momento no qual reforçamos novamente a iluminação para ajudar os nossos funcionários com a diminuição de energia pós-almoço. Aproximadamente 80% dos funcionários inquiridos descreveram a nova iluminação como sendo melhor ou muito melhor do que a anterior iluminação fluorescente com tubos, enquanto 60% concordou que esta contribuía para um local onde tinham gosto em trabalhar”, afirmou Tomáš Michna, diretor sénior de instalações e serviços da Innogy, na República Checa.

“Utilizamos o nosso conhecimento sobre os benefícios fisiológicos da iluminação em hospitais e em escolas e aplicámos esse conhecimento no espaço de escritórios. Sabemos que a exposição a uma determinada configuração de luz brilhante confortável durante uma hora é capaz de proporcionar um suave estímulo de energia (equivalente a uma chávena de café) e promover a espertina", afirmou Jiří Tourek, Diretor geral da PhilipsLighting na República Checa. ‘’De modo semelhante, outras configurações de luz podem auxiliar no relaxamento ou ajudar os funcionários a acalmarem antes do almoço ou antes de regressarem a casa.”

A qualquer altura, uma vez que a iluminação é concebida para complementar os ritmos circadianos naturais dos indivíduos, os funcionários da Innogy podem controlar as configurações da luz, personalizando-a de acordo com as suas necessidades ou tarefas específicas ao utilizar um controlo Dynalite de montagem na parede Philips Antumbra. Este botão de controlo por toque permite o controlo da iluminação e das persianas, permitindo aos funcionários personalizar o seu ambiente imediato para o ajustar às suas preferências.

A satisfação com o local de trabalho é boa para o negócio

Uma grande satisfação com o local de trabalho correlaciona-se positivamente com o forte envolvimento dos funcionários. Investigações independentes revelam que a satisfação com o local de trabalho cria um ponto de vista económico favorável, visto que funcionários desinteressados custam em média 3.400 USD por ano por cada salário anual de 10.000 USD. No seguimento da renovação, 56% dos funcionários verificaram que a iluminação em Limuzská não cansava a vista e também contribuiu para uma melhoria no seu desempenho. 

Poupar energia ao fornecer luz quando e onde é necessária

A instalação inclui aproximadamente 150 sensores que detetam a presença humana e desligam as luzes de uma divisão ou área quando estão vazias, poupando eletricidade. Esta combinação entre iluminação LED e controlos de eficiência energética permitiu à Innogy reduzir o consumo de energia utilizada para iluminação em cerca de 50%, quando comparado à anterior iluminação fluorescente.

Resumo do projeto:

Detalhes do projeto: A instalação da Innogy em Limuzská é composta por três edifícios com 550 funcionários e é uma das maiores implementações de iluminação centrada no ser humano de toda a Europa.

Tecnologia utilizada: O sistema de iluminação é composto por um sistema de gestão da Iluminação Philips, um sistema de controlo Philips Dynalite com controlo de persianas integradas (aproveitamento da luz do dia) e controlos de montagem em parede Philips Antumbra. Luminárias utilizadas: 860 iluminações descendentes de luz branca regulável Philips PowerBalance; 96 iluminações descendentes de luz branca regulável Philips LuxSpace; 74 luminárias Philips TrueLine; 600 iluminações descendentes Philips GreenSpace; aproximadamente 250 iluminações descendentesPhilips CoreLine e aproximadamente 100 luminárias Modular (Modular SL Mini Poly e Modular Smart Lotis). A instalação é suportada por um contrato de serviços de suporte e manutenção Philips Life Cycle Essential com a duração de cinco anos.

Configuração de luz brilhante: A exposição a uma configuração de luz de 5000 Kelvin a 780 lux durante uma a quatro horas pode estimular o estado de alerta e os níveis de energia do corpo humano.

Design de iluminação: O design de iluminação é da PhilipsLighting. A instalação ocorreu entre abril de 2016 e abril de 2017. A consultoria e a gestão de projetos foram realizadas pela EDIFICE construction and consulting, s.r.o. O empreiteiro geral foi a empresa BAK stavební společnost, a.s. e o instalador a empresa COBAP s.r.o.

O inquérito aos funcionários em Limuzská foi realizado em junho de 2017 e teve 242 inquiridos.

Mais Informações:

Jordi Manrique
Philips Lighting Spain & Portugal
Tel.: +34 672 221 958
E-mail: jordi.manrique@philips.com

www.philips.pt