facebook_pixelINSPIRAÇÃO MINIMALISTA DÁ A OLI PRÉMIO INTERNACIONAL DE DESIGN | Projectista
OLI Sistemas Sanitários

INSPIRAÇÃO MINIMALISTA DÁ A OLI PRÉMIO INTERNACIONAL DE DESIGN

Data de publicação

A OLI acaba de conquistar um dos mais ambicionados prémios de Design do mundo, somando assim mais uma distinção que reforça o seu posicionamento de marca inovadora à escala global. 

A placa de comando “LESS is MORE” foi premiada com o RED Dot Award 2021, na categoria de Design de Produto, conquistando o júri internacional que a avaliou como um “excelente produto de Design”. Nesta edição do galardão, que conta já com seis décadas a distinguir o que de melhor se faz no mundo na disciplina do design, participaram 60 países.

A “LESS is MORE” é da autoria do arquiteto italiano Alessio Pinto (Roma, 1968), que se inspirou na máxima “menos é mais” de Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), desenhando uma placa de comando eclética e funcional que nos transporta para os primeiros mecanismos de descarga de água de autoclismo da história.

Nesta placa de comando fabricada em aço inoxidável, os botões de acionamento foram substituídos por dois cordões que convidam a um novo olhar para este objeto, protagonista em qualquer casa de banho.

“Num relance, percebemos o significado do mais e do menos. Os cordões – mais e menos curto – assumem a função de sinais analógicos para induzir uma ação clara e imediata. Aqui não há sinais ou símbolos a decifrar, apenas há uma escolha a ser feita com o primeiro olhar. Acreditamos que esta compreensão instantânea torna esta placa muito original e empática”, explica Alessio Pinto.Nos últimos anos, a OLI tem intensificado a sua relação com a arquitetura ao criar parcerias com arquitetos de referência como Álvaro Siza Vieira (Prémio Pritzker 1992), Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker 2011), Romano Adolini e, agora, Alessio Pinto, que aplicaram o seu talento na criação de peças únicas, hoje presentes em todo o mundo.