facebook_pixelHydro Extrusion Avintes produziu o seu primeiro lote de alumínio reciclado com uma pegada de carbono quase nula | Projectista
Hydro

Hydro Extrusion Avintes produziu o seu primeiro lote de alumínio reciclado com uma pegada de carbono quase nula

Data de publicação
  • Produção utilizou 100% sucata pós-consumo para obter este primeiro lote de alumínio reciclado
  • Reciclagem de alumínio em fim de vida útil permite criar um produto com uma pegada de carbono inferior a 0,5 kg CO2e/kg Al.

A fábrica de Avintes da Hydro, empresa líder no setor do alumínio, produziu o seu primeiro lote de alumínio reciclado praticamente nulo em emissões poluentes. Na produção, a Hydro utilizou como matéria-prima única sucata pós-consumo, recuperada de produtos no final de vida útil, que pode ser considerada como sendo neutra em carbono quando reaproveitada através da reciclagem.

O alumínio é um dos metais mais utilizados no mundo, com aplicações em diversos setores como a indústria do automóvel, a construção civil, o transporte, a energia ou a eletrónica. O processo de reciclagem de matéria-prima em fim de vida útil permite que seja reutilizado infinitas vezes, sem que perca as suas propriedades e consumindo apenas 5% da energia que se usa para produzir alumínio primário.

Nas palavras de João Nina, responsável pela unidade de reciclagem da Hydro Avintes, "este é o primeiro lote de Hydro Recycled Low Carbon produzido na Hydro Avintes com 100% sucata pós-consumo, sem adição de sucata de processo (pré-consumo) ou alumínio primário. Assim, podemos considerar que a sua pegada de carbono é quase nula, inferior a 0,5 kg CO2e/kg Al.".

O responsável acrescentou ainda que "na reciclagem de alumínio, podemos considerar a sucata pré-consumo – que geramos no nosso próprio processo de extrusão e que não se tornou parte de um produto final – e a sucata pós-consumo – que pode ser parte de uma janela, um carro ou uma bicicleta usados, recuperada para ser convertida novamente em matéria-prima para a extrusão de perfis. Na Hydro, acreditamos que não podemos desassociar pegada do material, ou seja, a sucata pré-consumo não deve ser considerada descarbonizada, mas, ainda assim, contribui com a sua própria pegada ecológica para o processo de reciclagem".

Por outro lado, Rui Abreu, Diretor de Metal da Hydro Extrusion South, destacou que "este é um marco no nosso esforço para oferecer soluções de alumínio mais sustentáveis com uma menor pegada de carbono, o que por sua vez irá melhorar o impacto ambiental dos produtos dos nossos clientes".

Este é mais um passo na estratégia de sustentabilidade da empresa, que se soma a outros, como o alcançado em 2023, na sua fábrica de Irurtzun em Navarra (Espanha), onde foi utilizado, pela primeira vez no mundo, hidrogénio verde para produzir alumínio reciclado.