facebook_pixelHelexia apoia LEROY MERLIN na certificação de 13 lojas | Projectista
Helexia

Helexia apoia LEROY MERLIN na certificação de 13 lojas

Data de publicação
  • A certificação BREEAM é reconhecida internacionalmente como uma das principais ferramentas para demonstrar o compromisso com a construção sustentável.
  • Com a certificação de 13 lojas, a LEROY MERLIN vai representar mais de 20% das certificações BREEAM, efetuadas no setor do retalho em Portugal.
  • A certificação BREEAM é importante na valorização dos ativos imobiliários.

A Helexia Portugal, empresa especializada no desenvolvimento e implementação de projetos de descarbonização, está a apoiar a LEROY MERLIN, empresa especializada na venda de produtos e serviços nas áreas da bricolage, construção, decoração e jardim, na implementação da Certificação BREEAM em 13 lojas da marca. 

Em Portugal, atualmente, para além do certificado energético obrigatório, existem outras formas de certificação mais completas para imóveis que, para além da avaliação do desempenho energético, procuram avaliar a sustentabilidade de um edifício sob vários prismas, a Certificação BREEAM é uma dessas certificações.

A Certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) avalia o desempenho ambiental de edifícios em várias categorias, como energia, água, materiais, resíduos, saúde e bem-estar, transporte, uso do solo e ambiente. O objetivo é promover práticas de construção sustentável e reduzir o impacto ambiental dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida, desde o planeamento até à construção, operação e manutenção. É uma das principais ferramentas utilizadas por arquitetos, engenheiros, empresas imobiliárias e proprietários de edifícios para demonstrar o compromisso com a construção sustentável.

Segundo um estudo da Cushman & Wakefield, a nível nacional existem cada vez mais empresas a apostar neste tipo de certificações sustentáveis, mas os BREEAM são os que têm maior expressão, com cerca de 117 edifícios certificados, dos quais 90% são relativos a edifícios em uso e quase metade alusivos ao setor do retalho. Tendo como base estes valores, a LEROY MERLIN irá representar mais de 20% das certificações relativas ao retalho em Portugal.

Embora não seja uma certificação obrigatória, a LEROY MERLIN decidiu implementá-la, com a ajuda da Helexia em 13 lojas da marca. Atualmente, já existem sete lojas certificadas: Leiria, Albufeira, Loulé, Braga, Funchal, Alta de Lisboa e Setúbal; duas lojas com processo de certificação a decorrer: Aveiro, Sintra; e mais quatro lojas cujo processo está prestes a iniciar-se: Gaia, Matosinhos, Alfragide e Gondomar. Nas lojas de Albufeira e Funchal, a Helexia trabalhou em conjunto com a Cushman & Wakefield que atuou como assessora na realização destas certificações.

Sobre o apoio da Helexia a esta certificação, Marta Jordão, Business Line Manager de Energy Services da Helexia, declara “Na Helexia apoiamos todas as empresas no caminho para a descarbonização, o que inclui, também, este tipo de certificações. Analisamos todos os parâmetros passíveis de melhoria e trabalhamos lado a lado com as empresas para implementar o projeto personalizado que elaboramos, assegurando assim que atinjam a certificação desejada. Com esta certificação, a LEROY MERLIN reforça o seu posicionamento enquanto loja de retalho preocupada com a sua pegada ecológica.”

Quanto à parceria com a Helexia, Edgar Malato, Responsável de Projetos Técnicos, Manutenção e Segurança da LEROY MERLIN Portugal, afirma Na LEROY MERLIN, acreditamos firmemente que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao nosso compromisso para com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Esta parceria com a Helexia, não só permite-nos atingir as metas ambientais que nos propusemos a cumprir, como também fortalece a nossa posição enquanto lojas de retalho comprometidas com um futuro mais verde e sustentável, ajudando-nos na diferenciação com os nossos principais concorrentes.”

Este compromisso com a sustentabilidade não beneficia apenas o ambiente, mas também contribui para o posicionamento e sucesso a longo prazo da LEROY MERLIN no mercado português.