facebook_pixelGrupo Roca e Grupo Lamosa chegam a um acordo para o Grupo Industrial Mexicano adquirir a divisão de Cerâmica Plana da Roca | Projectista
ROCA

Grupo Roca e Grupo Lamosa chegam a um acordo para o Grupo Industrial Mexicano adquirir a divisão de Cerâmica Plana da Roca

Data de publicação

A operação está alinhada com a estratégia corporativa do Grupo Roca, líder mundial em produtos para espaços de banho, e vai reforçar a presença internacional do Grupo Lamosa, um dos maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

O Grupo Roca acaba de anunciar o acordo para a venda da sua divisão de cerâmica plana ao Grupo Lamosa. A transação, avaliada em 260 milhões de dólares (valor da empresa sem dívida financeira líquida), inclui duas fábricas no Brasil, localizadas em Campo Largo e São Mateus do Sul, bem como a fábrica espanhola Cerámicas Belcaire, na Comunidade Valenciana. As três fábricas, cuja produção de cerâmica plana alcançou, no total, os 23,4 milhões de metros quadrados em 2020, exportam para todo o mundo, sendo os principais mercados os Estados Unidos da América, onde a divisão de cerâmica plana tem também uma subsidiária comercial, assim como o Brasil e Espanha.

O Grupo Lamosa dedica-se ao fabrico e à comercialização de revestimentos e adesivos cerâmicos, com vendas superiores a 1.000 milhões de dólares e presença significativa no continente americano. Este grupo conta com uma história de mais de 130 anos no setor dos materiais para construção.

Esta operação, para a qual o Grupo Roca contou com a assessoria de Alantra, Uría Menéndez e da equipa de transaction services da KPMG, enquadra-se na estratégia do Grupo Roca de reforçar o seu posicionamento no segmento de espaços de banho, em linha com as operações corporativas realizadas este ano. Neste sentido, em janeiro, o Grupo adquiriu 75% do Grupo Royo, criando, assim, um dos líderes mundiais em móveis para espaços de banho, e incorporou uma fábrica de loiça sanitária no nordeste do Brasil, para suprir o aumento da procura nesta região e fortalecer a sua presença na América Central e América do Norte. Recentemente, adquiriu também a empresa alemã Sanit, um dos fornecedores líderes na Europa de sistemas de instalação em parede e componentes de montagem de espaços de banho.

Albert Magrans, CEO do Grupo Roca, destaca que “No Grupo Roca, estamos muito satisfeitos por a nossa divisão de cerâmica plana ser adquirida pelo Grupo Lamosa, uma empresa industrial líder de grande prestígio neste setor de atividade que é o seu core business, com uma complementaridade geográfica total e com planos para o futuro promissores para este negócio.” 

Federico Toussaint, CEO e presidente do Grupo Lamosa, refere que “esta operação potencia ainda mais a forte presença do Grupo Lamosa no continente americano, onde já opera em vários países, e permite a sua expansão para a Europa. Representa igualmente um passo importante no trajeto de crescimento da empresa, de acordo com o seu plano estratégico, para expandir a sua presença geográfica, diversificar riscos e continuar a fortalecer o posicionamento e a liderança do Grupo Lamosa, que continua a procurar novas oportunidades.”

O acordo está sujeito à aprovação da Assembleia-Geral de Acionistas do Grupo Lamosa, que será realizada durante o mês de agosto.

O Grupo Roca fechou o exercício de 2020 com uma faturação de 1.684 milhões de euros, o que representa menos 9,5% em relação a 2019, devido ao contexto da pandemia e ao abrandamento na economia global. Apesar disto, o EBITDA aumentou para 306 milhões, um aumento de 21%, enquanto o lucro líquido consolidado situou-se nos 60 milhões, o que representa uma diminuição de 12%. A prioridade do Grupo é continuar a fortalecer a sua liderança mundial em espaços de banho com soluções inovadoras e tecnologias de elevado valor acrescentado, ao mesmo tempo que avança de forma decidida no seu caminho rumo à sustentabilidade e à transformação digital.

O Grupo Lamosa apresentou receitas no valor de 1.063 milhões de dólares (últimos 12 meses, com fecho a junho de 2021), com um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. A compra da divisão de cerâmica plana do Grupo Roca permitirá aumentar os resultados consolidados do Grupo Lamosa em aproximadamente 20% e a capacidade de produção da área de revestimentos em 16%, alcançando cerca de 225 milhões de metros quadrados por ano. Com este investimento, o Grupo Lamosa posiciona-se entre os três principais fabricantes de cerâmica plana do mundo.