facebook_pixelGROHE celebra duplo sucesso em sustentabilidade | Projectista
GROHE

GROHE celebra duplo sucesso em sustentabilidade

Data de publicação

● A GROHE continua a impulsionar a transformação em sustentabilidade, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

● German Sustainability Award 2021 distingue compromisso da GROHE para com a eficiência de recursos na cadeia de valor e no portefólio de produtos com prémio na transformação de “Recursos”.

GROHE enfatiza: a sustentabilidade deve ser entendida como um trabalho contínuo.


Na GROHE “temos uma mentalidade de fazedores: não falamos muito, basicamente implementamos” – é assim que Thomas Fuhr, leader fittings na LIXIL International e CoCEO da GROHE AG, descreve num documentário como a sustentabilidade é implementada e traduzida em ações concretas na GROHE. A curta-metragem faz parte da iniciativa global da ONU para a sustentabilidade e a proteção do clima, a “50 Sustainability & Climate Leaders”, para a qual a GROHE foi eleita em conjunto com outras 49 empresas internacionais. As companhias retratadas demonstram, enquanto pioneiras nos respetivos setores, como estão a agir de forma ativa para um futuro sustentável com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)[1] das Nações Unidas, e como inspiram outras a seguir o seu exemplo. A insígnia GROHE utiliza marcos do seu compromisso de 20 anos com a sustentabilidade para ilustrar as abordagens inovadoras no sentido de tornar a sustentabilidade o centro da sua atividade, e como esta transformação é uma oportunidade a nível económico. O facto de a GROHE fazer contribuições concretas e tão eficazes ao longo de toda a cadeia de valor, levando a que os consumidores vivam de forma sustentável, foi também reconhecido pelo júri do German Sustainability Award, que distinguiu a marca no campo da transformação de “Recursos” no início de dezembro.

Thomas Fuhr afirma que “a demonstração de apreço pelos nossos esforços, ao nos concederem um dos galardões de sustentabilidade mais relevantes da Europa, homenageia-nos ao mais alto nível. Na GROHE, tudo gira em torno do recurso mais valioso e, em simultâneo, mais escasso: a água. Agir de forma a poupar recursos e a minimizar a nossa pegada ecológica tem de ser o caminho a seguir”.

Nos bastidores da gestão de sustentabilidade da GROHE

Na base de todos os compromissos em sustentabilidade está a coragem para desbravar novos caminhos. Mudanças fundamentais como as iniciadas pela GROHE ao longo dos últimos 20 anos envolvem assumir desafios. Tal só pode ser conseguido num todo: a GROHE implementa sustentabilidade em todas as áreas. Tudo começa no desenvolvimento de produto, que combina uma abordagem ecológica com prazer via tecnologias como a EcoJoy, em que o consumo de água é reduzido para metade, mantendo o nível de conforto. O centro de desenvolvimento na unidade alemã de Hemer, com os seus 160 funcionários, pesquisa e está continuamente a conceber novas abordagens e inovações para criar soluções e produtos ainda mais ecológicos no futuro – levando a que os consumidores tornem o seu quotidiano mais sustentável e simples possível. Entretanto, o enfoque não está apenas na utilização de produtos que poupam água e energia – a sua produção é também constantemente otimizada em termos de sustentabilidade. A GROHE é, desde abril de 2020, uma das primeiras líderes na indústria sanitária a fabricar produtos neutros em CO2. Com um rácio de reciclagem acima de 90%, a marca está a aproximar-se da economia circular. Iniciativas como a “Less Plastic” contribuem particularmente para a preservação de recursos e a prevenção de desperdício. No âmbito da “Less Plastic” já foram poupados 23,5 milhões de materiais de embalagens de plástico – um primeiro marco no caminho para a meta da GROHE de banir todos os materiais de plástico das embalagens de produto até março de 2021. A luta contra este problema global de resíduos de plástico é complementada pelo sistema de água GROHE Blue: finalista do German Sustainability Award Design 2021, o GROHE Blue proporciona água fresca, filtrada e, se pretendido, levemente gaseificada, diretamente da torneira da cozinha – tornando as garrafas de plástico redundantes.

Thomas Fuhr refere que, “embora tenhamos conquistado muito nos últimos anos, temos consciência de que devemos continuar a fortalecer o nosso compromisso para moldar o futuro da água de forma sustentável. Para nós a sustentabilidade é uma jornada contínua que devemos prosseguir com coragem. Estou orgulhoso por estarmos a fazê-lo em equipa e por cada indivíduo na GROHE estar a contribuir com a sua parte. Só assim podemos pavimentar o caminho para uma economia sustentável, enfrentar os desafios globais e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Para mais informação sobre a GROHE e os seus projetos no âmbito da sustentabilidade: green.grohe.com.


A estratégia de sustentabilidade da GROHE baseia-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os 17 objetivos gerais para o desenvolvimento sustentável fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015 por todos os Estados-membros das Nações Unidas; e incluem metas concretas sobre desafios urgentes, como o avanço das mudanças climáticas, o aumento das desigualdades ou a poluição da água. Mais informação aqui.