facebook_pixelGROHE apoia parceria LIXIL e UNICEF – “Make a Splash!” | Projectista
GROHE

GROHE apoia parceria LIXIL e UNICEF – “Make a Splash!”

Data de publicação

Para melhorar o acesso a saneamento e higiene.

  • Uma em cada quatro pessoas ainda não tem casa de banho; duas em cada  cinco não têm serviços básicos para lavar as mãos em casa.
  • “Make a Splash!”, a parceria entre a LIXIL e a UNICEF, visa lidar com esta  crise global de saneamento e de higiene.
  • A GROHE, que integra o grupo LIXIL, apoia a “Make a Splash!” com uma  campanha a decorrer na Europa e no Médio Oriente. 

Ir à casa de banho, lavar as mãos – são rotinas diárias às quais nem sempre damos  a devida importância. Para a maioria de nós, instalações sanitárias com água  potável são um dado adquirido, mas muitos em todo o mundo lidam com uma  situação diferente: 2 mil milhões de pessoas não têm saneamento básico, 673  milhões fazem as necessidades a céu aberto com regularidade1 e 40% da  população mundial não tem instalações e sabonete em casa para lavar as mãos.  Como resultado da falta de saneamento, todos os dias morrem 700 crianças com  menos de cinco anos de doenças diarreicas. A falta de serviços de saneamento tem  ainda particular impacto nas mulheres e nas meninas, expostas à ameaça de  violência e de assédio; além de que a pandemia de Covid-19 exacerbou as vastas  desigualdades no acesso à água, ao saneamento e higiene. 

1 Dados WHO/UNICEF “Joint Monitoring Programme for Water Supply, Sanitation and Hygiene”. 2 Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Egito, Espanha, França, Itália, Marrocos, Países Baixos, Polónia, Reino  Unido, Rússia.

Em 2018 a UNICEF e a LIXIL criaram uma parceria audaz, denominada “Make a  Splash!” – e que é a primeira cooperação global de valores partilhados da UNICEF  em água, saneamento e higiene (WASH). A parceria combina a liderança do setor  de WASH da UNICEF com a experiência global da LIXIL em design e inovação em  casas de banho com o objetivo de superar a crise de saneamento e higiene. A GROHE, enquanto parte do grupo LIXIL, lançou a campanha “Energia para a  Vida” (“Energy for Life”), que decorre em 13 países da região EMENA2 até agosto,  com o intuito de aumentar a consciencialização e de apoiar as atividades da  parceria. Neste âmbito, a GROHE está a doar 1€ por cada sistema de chuveiro ou  termostática GROHE adquiridos e assim ajudar a proporcionar às crianças acesso a  casas de banho em casa ou a sabonetes na escola. 

Jonas Brennwald, líder da LIXIL EMENA e co-CEO da GROHE, afirma que a “LIXIL  torna o conceito de casas melhores uma realidade para qualquer pessoa, em  qualquer lugar. Enquanto organização global, a sustentabilidade está no centro do que fazemos, e temos a responsabilidade de alavancar a nossa experiência para  causar um impacto positivo no mundo. Infelizmente, o acesso ao saneamento básico  e higiene ainda é um dos maiores desafios de hoje, e a LIXIL está empenhada em  tornar as casas de banho e a lavagem das mãos acessíveis a todos via o seu  portefólio de marcas diversificado e inclusivo. A GROHE tem vindo a apoiar a  parceria “Make a Splash!” com várias atividades internas para angariar fundos,  sendo que agora tenho grande orgulho em reforçar o nosso apoio com a campanha  “Energia para a Vida”, que convida a ajudar a impulsionar a mudança”. 

Carla Haddad Mardini, diretora da divisão de parcerias e de angariação de fundos  privados na UNICEF, acrescenta que “crescer num ambiente limpo e seguro é um  direito de todas as crianças. Casas de banho e instalações para lavar as mãos em  casa e na escola são essenciais para manter as crianças saudáveis e prevenir a propagação de doenças. Agradecemos o apoio da GROHE à parceria LIXIL e  UNICEF “Make a Splash!”, que irá ajudar a garantir que mais crianças tenham  acesso a casas de banho limpas e seguras, e à higiene das mãos, para que tenham  uma vida mais saudável”. 

Missão audaz: LIXIL e UNICEF enfrentam a crise de saneamento

A parceria “Make a Splash!” contribui para a meta 6.2 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável, de “alcançar o acesso a saneamento e higiene  adequados e equitativos para todos, com especial atenção às necessidades das  mulheres, meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade”. Focada inicialmente  na Etiópia, no Quénia e na Tanzânia, e em desenvolver uma economia de  saneamento, a parceria baseia-se nos respetivos pontos fortes da LIXIL e da  UNICEF para cumprir uma ambição comum de enfrentar a crise global de  saneamento. 

À medida que a UNICEF muda a atitude das pessoas sobre as necessidades a céu  aberto e em relação a instalações precárias e inseguras, estas pessoas exigem  melhores serviços de saneamento e de higiene. A LIXIL ajuda a suprir esta  exigência com os seus produtos de casa de banho SATO, que fornecem soluções  seguras, acessíveis e sustentáveis para as comunidades melhorarem e manterem o  saneamento e a higiene adequados. 

Em resposta à pandemia de Covid-19, a LIXIL criou a SATO Tap, uma estação de  lavagem de mãos acessível e inovadora para famílias de baixo rendimento que não  têm acesso a água canalizada. A SATO Tap consiste numa base de plástico para o  sabonete com uma abertura que pode ser ajustada a garrafas de plástico. Funciona  com um simples toque, garantindo contacto mínimo e libertando água suficiente para  uma higiene segura. 

As sanitas SATO, lançadas em 2013, têm uma tampa-alçapão de contrapeso no  fundo que ajuda a prevenir odores desagradáveis e insetos. Uma SATO consome  80% menos água por descarga que uma sanita convencional. A meta com a SATO é  que se torne um negócio social autossustentável, estabelecendo um ciclo de Fazer,  Vender e Usar na comunidade – criando postos de trabalho e permitindo que os  fabricantes locais e os stakeholders continuem o negócio de forma independente  para ajudar as comunidades a melhorar continuamente o saneamento. “Make a Splash!” e apoie a parceria através deste link.

A UNICEF não endossa nenhuma empresa, marca, produto ou serviço.