facebook_pixelGeberit, entrevista com T10 Team Arquitetos | Projectista
Geberit

Geberit, entrevista com T10 Team Arquitetos

Data de publicação

“A intercomunicação com o cliente é a chave para o sucesso”

Fco. Javier Bernal. Diretor Técnico. Arquiteto. (© T10 Team)

A Geberit entrevista o arquiteto Fco. Javier Bernal, Diretor Técnico da T10 Team Estudio de Arquitetura. Um dos seus últimos projetos é o impressionante Hotel Boutique 5* Desconecta2 em Monesterio, Extremadura (Espanha).

O T10 surgiu em Sevilha em 2009, fruto da amizade e do consenso criativo entre dois arquitetos, Francisco Santisteban Serrano e José Luis Pérez Halcón.

Atualmente, o estúdio é composto por uma equipa altamente qualificada de mais de 30 pessoas, entre arquitetos e engenheiros, bem como outros profissionais de design e arte. Para eles, o melhor da T10 são as pessoas que fazem parte do estúdio. Uma equipa dedicada que se esforça ao máximo para continuar a proporcionar projetos de excelência.

A Geberit fala com Francisco Javier Bernal, arquiteto e diretor técnico em T10 Team

Quando começam um novo projeto, qual é a primeira coisa que fazem ou a primeira tarefa que levam a cabo? Têm um processo que repetem quando dão início a um encargo ou também personalizam o processo de acordo com o cliente?

Perante um novo projeto, a primeira tarefa desenvolvida no estudo é sempre captar o que o cliente espera de nós nessa intervenção, ou seja, saber reconhecer e compreender quais os requisitos que estão implícitos no projeto. Isso significa ter uma comunicação eficaz e clara com o cliente para aprofundar os seus objetivos, expectativas e necessidades. Assim será mais fácil planear e executar o projeto de forma eficaz. Desta forma, tentamos ir um pouco mais longe, antecipar e não apenas dar ao cliente uma resposta às suas necessidades; gostamos sempre de dar algo a mais, o que conhecemos no gabinete como «WOW FACTOR».

Esta primeira tarefa é sempre complementada pela recolha de dados, que dependerá do tipo de projeto. Desta forma, toda a informação recolhida proporciona-nos uma base sólida para tomar decisões informadas, com sustentabilidade e inovação tecnológica.

Sim, obviamente seguimos um processo genérico, embora este processo seja adaptado a cada um dos nossos clientes e, portanto, a cada projeto.

Como gerem as solicitações dos clientes para fundi-las com os vossos critérios de design e a vossa identidade?

Integrar as solicitações dos clientes com os nossos critérios, profissionalismo e identidade é essencial para gerar uma solução que seja ao mesmo tempo esteticamente agradável e funcional. Procuramos sempre alcançar um equilíbrio entre os seus pedidos e as ideias criativas, pois para nós é um ponto de partida interessante.

Depois, combinamos essas ideias com o nosso conhecimento e experiência para propor soluções técnicas, realistas e inovadoras. A T10 baseia-se na intercomunicação com o cliente e essa é a chave para obter resultados de sucesso. É simples, apresentamos as nossas ideias com clareza, especificamos como se alinham com as necessidades do cliente e a partir desse cruzamento com base nos seus desejos e na nossa competência profissional, vemos como podemos traduzir isso no projeto.

Como tem sido a vossa relação com os produtos Geberit? O que destacaria e porquê?

A Geberit é uma marca respeitada e amplamente reconhecida no âmbito de soluções para casas de banho e sistemas sanitários. Verificámos o seu forte compromisso com a inovação, a estética e a qualidade, com uma abordagem meticulosa ao design e à funcionalidade, criando uma experiência de utilizador verdadeiramente satisfatória.

Na T10 premiamos e valorizamos os processos e áreas que estão envolvidos com a sustentabilidade e, neste caso, a Geberit merece a nossa menção especial depois de demonstrar o seu sólido compromisso com práticas ecológicas e soluções que ajudam a reduzir o impacto ambiental. E tudo isso sem perder a qualidade dos seus produtos com um máximo nível de durabilidade, pois são projetados e fabricados com padrões excecionais garantindo excelência nos seus produtos.

Estes aspetos permitiram-nos destacar a Geberit pela aposta na durabilidade, qualidade, sustentabilidade e no design inovador do seu portefólio de produtos, pois todas estas características fazem com que o utilizador final tenha um elevado grau de satisfação na utilização de cada sistema.

O que mais valoriza na colaboração com a Geberit em projectos como o do Hotel Desconecta2, em Monesterio?

Focando-nos mais nos aspetos humanos, valorizamos a orientação e o tratamento ao consumidor. A Geberit destaca-se pela capacidade de compreender as suas necessidades específicas e adotar soluções que respondam eficazmente às suas exigências e às do mercado.

Além disso, podemos destacar o seu envolvimento nos projetos, a comunicação em cada uma das fases e o cumprimento dos prazos. Tudo isto facilita-nos um trabalho colaborativo, eficiente e eficaz, construído com base numa confiança mútua. Outro aspeto que valorizamos é a sua capacidade de introduzir inovações tecnológicas que ofereçam uma melhoria contínua.

Um bom investimento na casa de banho é...?

Investir na casa de banho melhora significativamente a funcionalidade do conjunto (juntamente com a manutenção), o conforto, a estética e a higiene. Além disso, optar por lavatórios, torneiras e sanitas de elevada qualidade é sinónimo de garantia e fiabilidade a longo prazo e, sobretudo, se tudo isso for complementado pela elegância e o estilo que podem oferecer à zona de banho.

Quais são as chaves para a sua casa de banho de hoje tendo em conta o futuro?

O processo de mudança que as casas de banho têm sofrido ao longo da sua história dá-nos uma lição e faz-nos romper com códigos/normas obsoletos. Desta forma, passamos das casas de banho da Idade Média como espaços públicos para tomar banho e socializar, às casas de banho do século XIX em que foram incorporadas às residências privadas das classes alta e média como práticas saudáveis de higiene pessoal. Hoje em dia, ninguém pensaria numa habitação privada ou num espaço público sem casa de banho.

A chave para o design de casas de banho é pensar precisamente no futuro. A primeira coisa é a acessibilidade e funcionalidade para todas as idades. Nem sempre seremos jovens e ágeis. As nossas habilidades vão mudando de crianças até adultos. Um aproveitamento real do espaço analisando as tendências atuais, aliado à sustentabilidade e à tecnologia de ponta, farão com que optemos por materiais que garantam resistência e durabilidade, funcionais e limpos, e com uma manutenção fácil.

A casa de banho não seria a mesma sem…

A importância do design e da escolha de materiais de alta qualidade. Ambas as coisas são a espinha dorsal de um espaço de excelência no qual vale a pena investir.

A T10 está envolvida em cada um dos espaços que compõem um projeto, e a casa de banho não ia ser diferente, porque cada espaço tem de ser cuidado ao mais ínfimo pormenor.

Para o site de T10 Team - Estudio de Arquitectura

Projeto: hotel boutique 5* Monesterio Desconecta2 – Extremadura (Espanha)

Fachada do hotel rural Desconecta2 na Serra de Tentudía (Extremadura) (© Fernando F. Díaz-Fierros).
O espetacular terraço do hotel Desconecta2 na Sierra de Tentudía (Extremadura) oferece uma vista inigualável. (© Fernando F. Díaz-Fierros).
Lavatórios de bancada retangulares Geberit VariForm nas casas de banho do hotel. (© Fernando F. Díaz-Fierros).
As casas de banho dos quartos também estão equipadas com lavatórios de bancada retangulares Geberit VariForm. (© Fernando F. Díaz-Fierros).
O hotel exclusivo oferece aos hóspedes um conforto extra com as sanitas bidé AquaClean Sela. (© Fernando F. Díaz-Fierros).