Forster comunica a introdução de aço de baixa emissão de carbono nas séries forster unico, unico xs e omnia
A Forster Profile Systems, líder no desenvolvimento de soluções de perfis de aço para janelas, portas e fachadas, anunciou o início da introdução de aço de baixa emissão de carbono nos seus sistemas forster unico, unico xs e omnia. Esta decisão consolida o compromisso da Forster com a sustentabilidade e com a redução da sua pegada ambiental, rumo à neutralidade carbónica até 2035.
O aço de baixa emissão de carbono, que emite apenas 0,6 kg de CO2 por kg de aço (em comparação com 1,6 kg de CO2 do aço convencional), está a ser progressivamente integrado à medida que o stock atual é escoado. Não serão criadas gamas ou artigos especiais, sendo que todos os perfis destas gamas serão gradualmente convertidos para aço de baixa emissão de carbono. A Forster informa que esta será uma transição praticamente impercetível, remetendo para as Declarações Ambientais de Produto disponíveis. Atualmente, os sistemas Forster são elegíveis para créditos em certificações como o LEED e o BREEAM, valorizando o património edificado e contribuindo para as metas de sustentabilidade. Sob pedido, os sistemas já podem ser fornecidos exclusivamente com aço de baixa emissão de carbono.
O aço de baixa emissão de carbono apresenta um aumento significativo na percentagem de material reciclado, atingindo pelo menos 75%, em comparação com os 25% típicos do aço convencional, sem qualquer perda de qualidade. Esta mudança reflete um importante avanço na utilização eficiente de recursos, garantindo a mesma performance sem comprometer a durabilidade dos produtos. O aço de baixa emissão de carbono mantém as propriedades mecânicas do aço convencional, sem impor quaisquer limitações aos processos de lacagem ou revestimento. Os perfis e a rutura térmica inovadora destes sistemas, além de altamente resistentes à corrosão, são totalmente recicláveis no final do seu ciclo de vida, sem perder propriedades, e são compostos exclusivamente por aço ou aço inoxidável. A elevada durabilidade do aço permite uma redução significativa nos custos ao longo do ciclo de vida dos produtos, otimizando o investimento e contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo.
Recorde-se que no passado mês de setembro, por ocasião do seu 150.º aniversário, a Forster inaugurou o novo Campus na Suíça, um projeto de grande relevância com certificação LEED e alinhado com os princípios de produção LEAN. Este foi mais um marco significativo no compromisso da marca com a inovação e a sustentabilidade.