facebook_pixelForster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português | Projectista
Reynaers Aluminium

Forster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português

Data de publicação

A aquisição à escala global foi comunicada em 2017 como reforço das posições de liderança da Reynaers Aluminium e da Forster no mercado da construção, nos segmentos do alumínio e aço. A integração tem vindo a decorrer, faseadamente, nos mercados onde o grupo opera. Em Portugal, a Forster está agora fundida na cultura e organização do Grupo Reynaers. Tanto a Forster Profile Systems Portugal como a Reynaers Aluminium Portugal permanecem empresas independentes – com a sua própria oferta de produtos e serviços nos mercados onde se inserem – ambas sob a chancela do grupo.

Produzido na Suíça, transformado em Portugal

A Forster Profile Systems desenvolve e produz soluções seguras e energeticamente eficientes em aço e aço inoxidável para janelas, portas e divisórias de interior. Os produtos e soluções Forster para a envolvente do edifício, para aplicações interiores com e sem isolamento térmico e aplicações de segurança, tais como proteção passiva ao fogo, intrusão e bala, satisfazem elevados requisitos. Acessórios e serviços integrados para parceiros de arquitetura, planeamento e construção completam o portfólio. 

Como empresa suíça globalmente ativa, a Forster é líder nos campos da segurança e proteção passiva ao fogo. Tem as suas próprias filiais e parceiros de vendas em cerca de 30 países da Europa, Médio Oriente e América do Norte. Os sistemas são habilmente transformados localmente por serralheiros, parceiros da marca, aos quais é prestada a formação, o suporte técnico e as ferramentas necessárias para a transformação e instalação à luz das melhores práticas. A Forster é um parceiro no sector da construção e do imobiliário e oferece aconselhamento individual e apoio dedicado, projeto a projeto.

Nível de ouro para a sustentabilidade

A Forster também tem padrões elevados quando se trata de sustentabilidade, seja ao nível de produto, seja ao nível das operações comerciais e industriais. O novo Forster Campus, em construção na Suíça, junto à cidade que viu a Forster nascer, será o primeiro edifício comercial/industrial no país a receber a certificação LEED Gold, mundialmente reconhecida e particularmente exigente no que se refere ao impacto ambiental. Para tal, contribuem vários aspetos como a produção de energia verde e a utilização de materiais de construção sustentáveis, a utilização da água do Lago Constança para arrefecimento e do excesso de calor da produção para aquecimento, sistemas inteligentes de ventilação e, rumo à mobilidade amiga do ambiente, nova paragem de autocarro, parque de bicicletas e frotas elétricas e híbridas. Adicionalmente, cobertura verde e bacias de retenção visam proteger a fauna e a flora locais.

O novo Forster Campus, na Suíça, já está em construção e terá certificação LEED Gold

Ao nível de produto, o aço já é um dos materiais de construção mais sustentáveis por ser 100% reciclável sem perda de qualidade. Contudo, a Forster ambiciona mais e encontra-se já em processo para utilização de aço verde certificado. Também no desenvolvimento de produto, a sustentabilidade está na génese e o design acontece para mitigar a pegada ecológica. Por exemplo, forster unico® e forster unico® XS são 100% recicláveis, já que a estrutura alveolar do perfil – que permite obter excelentes valores de U (baixa transmissão térmica) - não utiliza componentes plásticos, prejudicais ao ambiente. 

C:\Users\ptmarra\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Outlook\NUDOX13G\unico_INVA-304787_rendering_01.png

Portugal, mercado de aposta

Para a Forster a reabilitação urbana, pulsante em Portugal, é uma oportunidade única e claramente identificada. A marca estará assim presente na X Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa que decorre já no final deste mês. 

À tendência crescente para a luminosidade nos espaços interiores a Forster responde com sistemas de aço para divisórias de interior, particularmente minimalistas. Por último, e talvez o mais importante, está identificado um potencial por explorar no mercado nacional quanto às portas técnicas, de uso intensivo, e quanto à segurança passiva ao fogo, para os quais os sistemas em aço Forster trazem valências extraordinárias. Com uma rigidez fora de série, os sistemas em aço também asseguram uma estabilidade incomparável, pelo que se identificou neste segmento um potencial de crescimento promissor.

Em Portugal, a fusão na estrutura da Reynaers Aluminium, embora permaneçam empresas diferentes, aconteceu com o propósito de proporcionar ao mercado uma resposta mais eficiente e integrada. Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Logística e Qualidade são agora departamentos transversais. Por questões operacionais e de especificidade do portfolio de produtos, mantêm-se autónomas a equipa Técnica, Orçamentação e Comercial.

Forster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português

A Forster conta agora com grande parte da equipa Reynaers

A Forster Profile Systems tem sede no Parque Industrial Manuel da Mota em Pombal e é de lá que são distribuídos os sistemas para os serralheiros de aço que transformam e instalam os sistemas Forster em Portugal.

Diferenciação é determinante para o sucessoJá à luz da cultura do Grupo Reynaers, a Forster apresenta-se no mercado português sob a crença “Think globally, Act locally” que marca a estratégia de internacionalização do grupo e é à luz da mesma que ambiciona alcançar a liderança do mercado, em 2028. Para tal, como já é apanágio do Grupo, a estratégia é crescer sustentavelmente ao fazer crescer os seus clientes serralheiros, num caminho de parceria plena e dotando de ferramentas e know-how que permitam elevar o valor estético e técnico do património edificado.

Próximos e flexíveis 

A proximidade e a flexibilidade, que muitas vezes não são favoráveis às empresas multinacionais, são tidas na Forster como condição determinante para alcançar este objetivo. Sobretudo, na fase de fornecimento capacitando o instalador para servir com excelência e responder agilmente aos desafios em obra. Com “report” direto à casa-mãe na Suíça, e a estrutura transversal de suporte consolidada em Portugal, a agilidade e a capacidade de resposta, são assim o grande fator diferenciador. 

Competitividade no segmento das soluções de aço de qualidade

A competitividade das soluções assente numa proposta de valor diferenciadora vai naturalmente contribuir para a entrada no mercado português. 

Acompanhamento especializado de A a Z

Por último, e decisivo, o acompanhamento de A a Z dos projetos, com equipas dedicadas a todos os players do sector, do investidor ao instalador, num modelo que acrescenta valor e é crítico para o sucesso dos projetos, e, assim, de todos os seus intervenientes. 

\\ptdc31\data\PT-POM\Public\2_MKT_COM\09_Projetos\2023\20230331_Semana_Reabilitação_Lisboa\Forster\Press_release geral\Reynears_Forster_Showroom Pombal.JPG

Showroom em Pombal. Nos showrooms de Lisboa e Porto já estão disponíveis amostras 3D

A curto prazo está previsto o rebranding da marca numa abordagem mais inspiracional, e ligada à natureza tal como o aço que dela provém, novo website em português e a integração da Forster no Expert Center em Pombal, para formação prática e experiência de marca em ambiente de oficina. Nos showrooms de Lisboa e Porto apenas estão, por enquanto, disponíveis amostras 3D. Já em Pombal, no showroom da sede, é possível ver, tocar e sentir as soluções Forster em tamanho e utilizações reais.