facebook_pixelDesign em grafite, sem limites | Projectista
EQUITONE

Design em grafite, sem limites

Data de publicação

● Um novo tom de cor natural para melhorar a visão arquitectónica.

● Diferenças de cor naturais acentuadas pela orientação da laje, ângulo de visão e efeitos da luz ou humidade

● Superfícies lixadas e textura única conferem qualidades únicas a cada painel

A grande arquitectura começa com a pincelada de um lápis.

Desde os primeiros esboços, ideias, linhas rectas, ângulos… cores ou ausência delas, texturas… mas é mais tarde, quando queremos dar forma a tudo isto, quando surgem obstáculos e procuramos soluções concretas. Na concepção da fachada muitas vezes o desenho, a textura e a cor são verdadeiras dores de cabeça para o arquitecto. Neste contexto, e através da sua gama mais característica, a Equitone lança uma nova cor, a antracite TE85, ou seja, criar em grafite e torná-la uma realidade.

O acabamento característico da gama EQUITONE [tectiva], um material de revestimento de fachada de grande formato (+3m) de cor de massa, caracterizado pela sua superfície cimentícia lixada e tons naturais. O novo tom é um cinzento antracite, quase preto, cimentício e mate, com uma certa nota metálica que provoca uma sensação hipnótica no observador graças ao efeito atmosférico da luz e das águas intrínsecas do material.

Como nas outras cores desenvolvidas nesta mesma gama, cada painel tectiva é único, com uma expressão energética que realça a textura bruta do núcleo de fibrocimento e dá uma condição esfoliante à nova versão de grafite e às suas múltiplas possibilidades estilísticas.

Criados em estreita colaboração com profissionais da arquitectura, os painéis tectiva deram um novo significado ao conceito de fachada com um material natural e vivo, que mostra nuances diferentes dependendo da orientação do painel, do ângulo a partir do qual é visto e dos efeitos da luz ou humidade.

“A nossa gama EQUITONE [tectiva] está a criar tendências devido às características únicas dos painéis e à sua expressão rica em nuances. Grandes projectos arquitectónicos começam com o golpe de um lápis e é precisamente o chumbo grafite que inspirou a nova tonalidade para a qual fomos mais uma vez aconselhados pelos melhores profissionais”, diz Michel García Ruiz, Brand Manager Exteriors da EQUITONE.

Tal como outros produtos da empresa, estes painéis são fabricados sob os critérios máximos de sustentabilidade e durabilidade, são à prova de fogo, à prova de som, resistentes à água, a temperaturas extremas, a produtos químicos e organismos e são amigos do ambiente, sem emitir gases nocivos.

Numerosos projectos de prestigiados arquitectos testaram a versatilidade e funcionalidade da gama EQUITONE [tectiva] em diferentes aplicações que demonstraram possibilidades estilísticas de grande beleza. O estúdio Abeijón-Fernández, de La Coruña, utilizou pela primeira vez a nova cor TE85 desta gama num edifício residencial, promovido pela Vía Celere, e tomando o centro do palco na sua fachada limpa.

Também o excelente estúdio de Enrique Bardají y Asociados já testou a nova gama na concepção de um quartel dos bombeiros no distrito de Vicálvaro em Madrid.