facebook_pixelCosentino obtém o certificado AENOR Zero Waste para a sua pedra ultracompacta Dekton® | Projectista
Cosentino

Cosentino obtém o certificado AENOR Zero Waste para a sua pedra ultracompacta Dekton®

Data de publicação
  • Após as análises realizadas, foi certificado que mais de 90% dos resíduos gerados no processo produtivo de Dekton® são reciclados, valorizados ou armazenados como matéria-prima.
  • Esta certificação soma-se ao reconhecimento de Dekton® como produto Carbono Neutro desde 2019, ou à Declaração Ambiental de Produto (EPD), também disponível em Silestone®.

O Grupo Cosentino, empresa líder global na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis, continua a agregar novas certificações como parte do seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.

Nesta ocasião, a multinacional obteve o certificado AENOR “Resíduo Zero” para a sua pedra ultracompacta de alto rendimento Dekton®. Especificamente, após exaustivas análises realizadas, foi certificado que mais de 90% dos resíduos gerados no processo de produção de Dekton® são reciclados, valorizados ou armazenados como matéria-prima para uso interno e externo. 

Esta certificação AENOR é um modelo consolidado que reconhece as organizações que recuperam pelo menos 90% das suas frações de resíduos, dando-lhes uma segunda vida e evitando que tenham como destino final o aterro. A gestão organizada dos resíduos permite a sua reutilização e/ou transformação em matérias-primas, reintroduzindo-os na cadeia de valor e gerando um efeito positivo na conservação dos recursos naturais. 

“Este novo reconhecimento reafirma o trabalho feito com o Dekton® ao longo dos anos. Já em 2019 todo o portfólio de Dekton® foi declarado Carbono Neutro. Agora este certificado também apoia o esforço feito na nossa gestão de resíduos. É um grande marco dentro da nossa indústria atingir uma taxa de mais de 90% de valorização no mesmo material, o que praticamente significa estar no caminho do reaproveitamento quase total dos resíduos gerados”, afirma Antonio Urdiales, Diretor de Meio Ambiente do Grupo Cosentino . 

A Cosentino consolida-se com este novo aval como uma das empresas mais avançadas do seu setor na valorização e reutilização de resíduos. Gestão que tem uma saída dupla: primeiro, a reutilização da produção própria promovendo a circularidade e os produtos em circuito fechado, mas também que esses resíduos possam ser aproveitados noutros setores ou indústrias potenciais. 

Cosentino incluída na lista do Carbon Disclosure Project (CDP)

No início do ano, a Cosentino informou que a empresa participou pela primeira vez em 2022 no ranking que esta prestigiada entidade elabora anualmente, obtendo uma classificação “B”. Na sua avaliação, o CDP destacou a gestão das emissões de carbono da empresa, a integração da sustentabilidade na organização, bem como as medidas implementadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Por fim, outra ferramenta de transparência da Cosentino para os seus stakeholders é a Declaração Ambiental do Produto (EPD), disponível nas marcas Silestone® e Dekton®