facebook_pixelConsultora independente posiciona Schneider Electric como líder do progresso da indústria em tecnologias de Microgrid e Sustentabilidade | Projectista
Schneider Electric

Consultora independente posiciona Schneider Electric como líder do progresso da indústria em tecnologias de Microgrid e Sustentabilidade

Data de publicação

O relatório confere e comprova o reconhecimento da Schneider Electric enquanto líder em capacidades especializadas, destacando a produção de energia flexível, inteligente e no local e o armazenamento em ofertas de microgrid.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, foi reconhecida pela Verdantix como líder em tecnologia de microgrids que permite o progresso no ecossistema interativo da rede, com vista à descarbonização e sustentabilidade, no relatório “Schneider Electric Leads The Charge On The Democratization Of Energy” (“Schneider Electric Lidera o Esforço de Democratização da Energia”, em português).

Aumentar a interatividade da rede das instalações está a tornar-se um fator-chave para a descarbonização, à medida que mais energias renováveis são incorporadas a partir da rede e de produção no local, e que a utilização de veículos elétricos se torna mais generalizada. Para os clientes que se veem obrigados a adaptar-se a um panorama energético em rápida mudança e que procuram implementar a produção e o armazenamento de energia no local como parte dos seus objetivos mais amplos de descarbonização empresarial, a Verdantix recomenda que considerem as ofertas de microgrids da Schneider Electric. 

"A Schneider Electric disponibiliza uma oferta abrangente de hardware, software e serviços de gestão e automação de energia em infraestruturas para permitir operações sustentáveis, fiáveis e eficientes," afirmou Ben Hext, Analista da Verdantix. “Acreditamos que a empresa está bem posicionada para oferecer soluções de microgrids que satisfazem uma variedade de necessidades, entre as quais a resiliência, a energia renovável no local e a poupança de energia."

"As microgrids são um facilitador-chave na luta por um ambiente descarbonizado e por um futuro energético mais sustentável, razão pela qual a Schneider Electric desenvolveu um dos melhores portefólios de microgrids do mercado," acrescentou Bala Vinayagam, SVP, Microgrid Line of Business da Schneider Electric. "O aumento dos preços da energia, a frequência crescente de cortes na rede e a exigência global de descarbonização tornaram os desafios energéticos universais e relevantes para todos. Sendo uma das mais reputadas empresas globais de sustentabilidade, a Schneider Electric tornou possível que os benefícios das microgrids transformem os perfis energéticos de um conjunto diversificado de infraestruturas."

A Schneider Electric ajuda os seus clientes a ter sucesso com as suas ofertas de microgrids que incluem: 

  • Consumo de energia flexível para reduzir os custos energéticos: As empresas devem mitigar a exposição às variações dos preços da energia através da produção e do armazenamento de energia no local. Por exemplo, a Citycon, proprietária e construtora imobiliária, está a desenvolver um centro urbano capacitado com microgrids em Espoo, na Finlândia, em parceria com a Schneider Electric. As duas empresas preveem que o programa irá permitir economizar 352 mil dólares em custos de energia por ano, com um ROI de cinco anos em conjunto com as ajudas ao investimento em novas tecnologias.
  • Maior resiliência contra falhas na rede: O EcoStruxure Microgrid Advisor utiliza análise preditiva para equilibrar cuidadosamente o consumo e a produção de eletricidade e conseguir resiliência. A plataforma pode incluir dados históricos, previsões meteorológicas, preços do mercado de energia e operações programadas para otimizar os fluxos de energia em caso de falhas na rede. Por exemplo, a estação aérea Miramar da US Marine Corps, em San Diego, instalou uma microgrid da Schneider Electric para assegurar a continuidade do acesso à energia durante interrupções sustentadas da rede de até 14 dias.
  • Produção e armazenamento no local para cumprir os objetivos de descarbonização corporativos: Muitas empresas estão a traçar objetivos de neutralidade carbónica (net zero) para se alinharem com as metas governamentais como as do Acordo de Paris. A Lidl Finlândia instalou uma microgrid da Schneider Electric num centro de distribuição de 60.000m2, e as previsões estimam que esta instalação irá reduzir o consumo de energia em 50%, além de permitir um consumo de energia 100% renovável através da produção no local e de acordos de compra de energia limpa.
  • Utilização inteligente da energia renovável e carregamento de VE para descarbonizar as operações: Os governos em todo o mundo estão a introduzir a transição de veículos movidos a combustíveis fósseis para veículos elétricos. O município de Montgomery (EUA), por exemplo, está a instalar uma microgrid para carregamento de VE no terminal de autocarros Brookville Smart Energy Bus Depot através de um acordo EaaS (Energy-as-a-Service) com o AlphaStruxure da Schneider Electric. A integração da microgrid vai proporcionar um carregamento de confiança a uma frota de 44 autocarros elétricos, reduzindo as emissões de carbono em 62% e permitindo que o município mantenha os serviços de autocarros durante as falhas de energia.

Com mais de 300 microgrids instaladas até à data, a Schneider Electric oferece monitorização e controlos preditivos, automação de construção exaustiva, e ainda elimina o risco de investimento em microgrids com os parceiros EaaS GreenStruxure e AlphaStruxure.