facebook_pixelCondicionantes de uma fixação | Projectista
Tecofix

Condicionantes de uma fixação

Data de publicação

O que vou fixar? Onde será a fixação? Que cargas deverá a fixação suportar?

Condicionantes de uma fixação

A escolha da melhor fixação deve ser pensada de modo a responder a perguntas simples, tais como: O que vou fixar? Onde será a fixação? Que cargas deverá a fixação suportar? Estas cargas são de que tipo? Em que direção/ ou direções? Em que ambiente será efetuada a fixação? Quais as condicionantes geométricas da fixação, ou do suporte?

É preciso entender que não podemos fazer uma leitura separada de cada resposta, mas sim entender o conjunto de todas as envolventes. Tanto em projeto, como em obra, geralmente, não é efetuada a correta análise, porque a leitura das resistências declaradas em catálogo, ou certificações, é calculada tendo em conta situações ótimas de aplicação dos materiais de fixação. Assim, é importante perceber qual a resistência real da nossa solução, tendo em conta todas as envolventes. As restrições de bordo associadas às aproximações entre ancoragens, são geralmente o maior risco nesta matéria, muitas vezes por falta de conhecimento da teoria de ancoragens. É comum observar erros na escolha da solução que poderão a curto/ médio prazo colocar em causa uma correta fixação.

O departamento técnico da Tecofix, S.A. possui a expertise necessária para apoiar os seus clientes nestas respostas, ou fornecer todas as ferramentas que lhes permitam fazê-lo, desde a documentação, a formações, software de cálculo, aconselhamento técnico ou partilha de experiências.

Mais informações ou solicitar parecer técnico, enviar email para joselito.pereira@tecofix.pt ou submeta o formulário no website.