facebook_pixelComo criar espaços divididos mas conectados | Projectista
Suspended Fireplace

Como criar espaços divididos mas conectados

Data de publicação

Tendências Lareiras para 2023

LAREIRAS DUPLA FACE BIOETANOL - TENDÊNCIA AMBIENTES BROKEN-PLAN

A pandemia da COVID-19 deu origem a uma nova tendência: vida em broken-plan. 

Com os bloqueios globais e a maioria de nós a passar mais tempo em casa e a trabalhar a partir de casa, o plano aberto já não está a satisfazer as nossas novas necessidades de estilo de vida - e estamos agora a optar por criar zonas diferentes para cumprir objetivos diferentes. Kate Watson-Smyth, autora do livro de decoração Mad About the House, resume bem a situação: "Todos estão a trabalhar a partir de casa, e as pessoas estão a pensar "Parede! Que ideia inteligente, agora percebo".

Em contraste com a vida em plano aberto, a tendência do plano dividido envolve simplesmente a divisão de salas maiores para criar espaços mais versáteis, menores e interligados. Os espaços interiores ou exteriores em plano aberto são "divididos" em zonas definidas sem utilizar paredes reais ou outras intervenções arquitectónicas. Em vez disso, uma coleção de 'divisores de salas' inteligentes e mais sutis - pensem em lareiras, mobiliário e acessórios - são utilizados para proporcionar uma distinção entre zonas que servem diferentes propósitos, mantendo ao mesmo tempo a luz natural e o ar fresco.

"A tendência broken-plan é impulsionada por um desejo crescente de espaços que mantenham elementos de plano aberto mas retenham um elemento de privacidade e uso específico", explica Stephane Thomas, Diretor da MAD Design, cujas marcas incluem marcas de aquecimento EcoSmart Fire

"Ao dividir o seu espaço global de forma mais sutil, pode reter uma sensação de luz e espaço, assegurando ao mesmo tempo a conectividade e o fluxo.

"Trabalhamos com muitos designers, construtores, proprietários e empresas de hotelaria que utilizaram lareiras a bioetanol EcoSmartFire para dividir e ao mesmo tempo ligar diferentes espaços. As lareiras transparentes estão particularmente na tendência de "separar" e integrar espaços sem descontinuidades”.

Isa Silva, Product Manager Suspended Fireplace - EcoSmartFire Portugal

Porquê dividir um espaço em plano aberto?

Em habitações, uma sala em plano aberto tem uma variedade de zonas para diferentes atividades, como ver televisão, ler, estudar, trabalhar, e entreter. Um broke-plan pode também ser criado em pátios, terraços e em jardins, para criar zonas designadas para atividades ao ar livre, como churrascos, refeições, e fazer exercício.

Em espaços comerciais e de hotelaria, tais como restaurantes, cafés, bares, clubes, lobbies de hotel, salas e escritórios, um plano quebrado cria zonas separadas e amplas que oferecem maior privacidade.

Divida o ambiente com uma lareira

As lareiras Suspended Fireplace - EcoSmartFire oferecem uma flexibilidade de design ainda maior do que nunca e agora estão a desempenhar um papel fundamental no design de residências e espaços comerciais. Estão também a ser cada vez mais utilizadas por arquitectos, designers e construtores como divisórias dramáticas de salas.

A série lareiras embutidas Flex a bioetanol ecológico da EcoSmartFire foram concebidas com a versatilidade em mente. A Série Flex permite flexibilidade infinita de design e liberdade de instalação para construtores, arquitetos, designers de interiores, proprietários de casas e paisagistas. Os modelos Flex são perfeitos como divisores de espaços, ao mesmo tempo que servem múltiplos espaços e criam um ponto focal de diferentes ângulos.

Jardins com planos quebrados: a última tendência de design de jardins

Não são só os nossos interiores que estão a beneficiar da tendência do plano partido! De acordo com o relatório de Verão 2022 da plataforma de concepção paisagística Yardzen online, as zonas de jardins substituíram os jardins de conceito aberto. Ajuda-nos aproveitar o máximo dos nossos espaços exteriores, criando zonas distintas. Como muitas tendências, esta também foi impulsionada pela pandemia, que "acelerou o desejo de mais muros em casa", dado que estamos a partilhar trabalho e espaços sociais com outros membros do agregado familiar. Mais paredes oferecem mais privacidade.

"O Verão não é a única estação do ano para quintais. Como resultado de 2020, vimos um profundo desejo de quintais durante todo o ano e um aumento dos pedidos de designs para todas as condições meteorológicas - de lareiras de exterior que servem de ponto de encontro no Inverno.