ASSIMAGRA, lidera o Projeto BROOT, uma inovação para promover a pedra natural de Portugal para o Mundo
Broot - Dialogues from Within, o mais recente projeto liderado pela ASSIMAGRA, Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, funciona como um laboratório de inovação e criatividade que fomenta novas parcerias dentro de áreas que partilham a forte herança da pedra natural, tida como a principal matéria que brota da terra para se tornar obra.
DE PORTUGAL PARA O MUNDO
Promovido e coordenado pela Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da Agenda Verde Sustainable StoneByPortugal, Broot tem o propósito de promover o diálogo e a inovação entre diferentes setores, reforçando a internacionalização da indústria nacional.
Na visão da ASSIMAGRA, enquanto entidade que dinamiza, valoriza e contribui para o crescimento e futuro do setor da pedra natural, este é um projeto que ambiciona ser reconhecido como referência internacional na valorização de materiais tradicionais portugueses, aliando a inovação à criatividade e à cultura. Para isso, potencia novas colaborações entre variados clusters, através de uma abordagem experimental que visa juntar materiais de diferentes origens e incentivar a partilha de conhecimento, técnicas e experiências individuais, à medida que coloca profissionais a dialogar entre si.
A INDÚSTRIA DA PEDRA NATURAL
Estrategicamente falando, pretende-se com este projeto reforçar as dinâmicas de inovação e internacionalização das PME associadas à indústria da pedra natural, através de atividades tão diferenciadoras como a conceção e produção de uma coleção com peças de design originais.
Assim, para amplificar o reconhecimento da qualidade da pedra nacional, a coleção vai marcar presença nas principais feiras internacionais de design e arquitetura. É o caso da INDEX Saudi Arabia (setembro 2024), a Maison et Objet (janeiro 2025), a Milan Design Week (abril 2025), a NYCxDesign (maio 2025) e a Expo Osaka (abril a outubro 2025).
Desta forma, ao diversificar o potencial exportador do setor da pedra natural portuguesa, a ASSIMAGRA estará a contribuir para o aumento da sua quota internacional.
CONCEITO DO PROJETO BROOT
Na sua essência, Broot vê-se como uma emocionante homenagem à delicadeza e fertilidade do que brota da terra, elogiando como principal matéria fértil a pedra – um dos elementos naturais que melhor representa a evolução humana, aqui transformada para ganhar uma nova vida através da arte. A história de Broot começa, portanto, com o convite feito a cinco autores contemporâneos para integrarem aquela que será a primeira Coleção Broot.
“Broot alia a inovação à criatividade e à cultura e pretende destacar a pedra natural como principal matéria fértil. Estaremos em feiras internacionais de design e arquitetura.”
Engª Célia Marques, Vice-Presidente Executiva da ASSIMAGRA
“DIALOGUES”: 1ª COLEÇÃO BROOT
Com curadoria de Gisella Tortoriello, a primeira coleção intitula-se “Dialogues” e surge do diálogo entre designers, artistas e arquitetos. Composta por 25 peças únicas e originais, coloca a pedra natural a dialogar com diferentes materiais sustentáveis, originários de várias regiões do país.
DIÁLOGOS ENTRE AS MATÉRIAS
Em representação do Norte, a dupla Xisto e madeira de Acácia foi entregue ao Studio Anansi, fundado em 2018 pelo artista Evan Jerry. Inspiradas no Vale do Côa, em pleno Alto Douro, as suas peças simbolizam a forma de vida retratada nas gravuras rupestres e na paisagem em seu redor, à medida que a fusão dos materiais conta um pouco da história de Portugal.
[citação do autor em destaque]“A minha coleção reflete uma inovação da história e topografia únicas de Portugal através de um design contemporâneo e inovador, e de criatividade.”
Provenientes da região Centro Norte, o Granito e o tecido Burel foram trabalhados pelo Studio Olivah, criado em 2021 pela arquiteta Gisella Tortoriello. Num tributo ao diálogo entre o impressionante cenário da Serra da Estrela e as matérias que dela brotam, as peças desta coleção são inspiradas numa paisagem moldada pelos efeitos da era glaciar, respeitando as técnicas tradicionais características da região.
[citação da autora em destaque]“A palavra diálogo representa muito bem a história da nossa colaboração no projeto Broot. Existiu na fase da pesquisa e permaneceu até à materialização de cada peça.”
Do Centro, a conjugação entre o Calcário e o Barro vermelho revelou-se perfeita para as criações de Vítor Reis Cerâmica. Numa espécie de dança, as suas peças refletem um encontro entre dos dois materiais, além da forte ligação à terra e cultura do povo português, da qual a olaria que pratica com uma enorme paixão, faz parte.
[citação do autor em destaque]“Se a coleção tivesse personalidade, diria que era uma pessoa com olhar atento sobre as questões básicas da vida e a importância que estas têm na construção do futuro.”
Quando pensamos no Alentejo, é inevitável passar pelo Mármore e a Cortiça, os dois materiais atribuídos ao JMM Design Studio. Especializado em mobiliário, design de interiores e joalharia, o artista João Marcos Moreira orquestrou uma coleção com formas associadas a monumentos megalíticos, num genuíno tributo às silhuetas dos sobreiros.
[citação do autor em destaque]“A narrativa desta coleção traz consigo uma perpetuação do passado das tradições humanas e do presente das paisagens alentejanas, e aquilo que melhor produz.”
Por fim, a representar a paisagem natural dos Açores, o Estúdio Eneida Lombe Tavares usou o Basalto e o Vime para criar objetos utilitários que nos fazem olhar para esta pedra de uma perspetiva diferente, demonstrando como pode ter lugar em diferentes zonas do interior de uma casa.
[citação da autora em destaque]“A inovação é o olhar para a frente e o futuro, mas também para os processos ancestrais que continuam a saber dar resposta.”
MADE IN PORTUGAL, COM ORGULHO
Mais do que um projeto com objetivos estratégicos concretos que incluem a internacionalização da indústria da pedra natural e dos setores inerentes, Broot destaca a pedra portuguesa como um elemento central de identidade e orgulho nacional.
Neste sentido, a ASSIMAGRA deixa o convite para quem desejar acompanhar o projeto e o percurso da Coleção Broot em www.broot.pt e nas redes sociais, fazendo assim parte de uma história que tem tudo para ter sucesso.