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ASSIMAGRA, lidera o Projeto BROOT, uma inovação para promover a pedra natural de Portugal para o Mundo

Data de publicação

Broot - Dialogues from Within, o mais recente projeto liderado pela ASSIMAGRA, Associação  Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, funciona como um laboratório de inovação e  criatividade que fomenta novas parcerias dentro de áreas que partilham a forte herança da pedra  natural, tida como a principal matéria que brota da terra para se tornar obra. 

DE PORTUGAL PARA O MUNDO 

Promovido e coordenado pela Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, com  financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da Agenda Verde  Sustainable StoneByPortugal, Broot tem o propósito de promover o diálogo e a inovação entre  diferentes setores, reforçando a internacionalização da indústria nacional. 

Na visão da ASSIMAGRA, enquanto entidade que dinamiza, valoriza e contribui para o  crescimento e futuro do setor da pedra natural, este é um projeto que ambiciona ser  reconhecido como referência internacional na valorização de materiais tradicionais  portugueses, aliando a inovação à criatividade e à cultura. Para isso, potencia novas  colaborações entre variados clusters, através de uma abordagem experimental que visa juntar  materiais de diferentes origens e incentivar a partilha de conhecimento, técnicas e experiências  individuais, à medida que coloca profissionais a dialogar entre si.  

A INDÚSTRIA DA PEDRA NATURAL 

Estrategicamente falando, pretende-se com este projeto reforçar as dinâmicas de inovação e  internacionalização das PME associadas à indústria da pedra natural, através de atividades tão  diferenciadoras como a conceção e produção de uma coleção com peças de design originais.

Assim, para amplificar o reconhecimento da qualidade da pedra nacional, a coleção vai marcar  presença nas principais feiras internacionais de design e arquitetura. É o caso da INDEX Saudi  Arabia (setembro 2024), a Maison et Objet (janeiro 2025), a Milan Design Week (abril 2025), a  NYCxDesign (maio 2025) e a Expo Osaka (abril a outubro 2025). 

Desta forma, ao diversificar o potencial exportador do setor da pedra natural portuguesa, a  ASSIMAGRA estará a contribuir para o aumento da sua quota internacional. 

CONCEITO DO PROJETO BROOT 

Na sua essência, Broot vê-se como uma emocionante homenagem à delicadeza e fertilidade do  que brota da terra, elogiando como principal matéria fértil a pedra – um dos elementos naturais  que melhor representa a evolução humana, aqui transformada para ganhar uma nova vida  através da arte. A história de Broot começa, portanto, com o convite feito a cinco autores  contemporâneos para integrarem aquela que será a primeira Coleção Broot. 

“Broot alia a inovação à criatividade e à cultura e pretende destacar a pedra natural como  principal matéria fértil. Estaremos em feiras internacionais de design e arquitetura.” 

Engª Célia Marques, Vice-Presidente Executiva da ASSIMAGRA 

Enga Célia Marques, Vice-Presidente Executiva da ASSIMAGRA

“DIALOGUES”: 1ª COLEÇÃO BROOT 

Com curadoria de Gisella Tortoriello, a primeira coleção intitula-se “Dialogues” e surge do  diálogo entre designers, artistas e arquitetos. Composta por 25 peças únicas e originais, coloca  a pedra natural a dialogar com diferentes materiais sustentáveis, originários de várias regiões do  país. 

DIÁLOGOS ENTRE AS MATÉRIAS 

Em representação do Norte, a dupla Xisto e madeira de Acácia foi entregue ao Studio Anansi,  fundado em 2018 pelo artista Evan Jerry. Inspiradas no Vale do Côa, em pleno Alto Douro, as  suas peças simbolizam a forma de vida retratada nas gravuras rupestres e na paisagem em seu  redor, à medida que a fusão dos materiais conta um pouco da história de Portugal. 

[citação do autor em destaque]  

“A minha coleção reflete uma inovação da história e topografia únicas de Portugal através de um  design contemporâneo e inovador, e de criatividade.”

Provenientes da região Centro Norte, o Granito e o tecido Burel foram trabalhados pelo Studio  Olivah, criado em 2021 pela arquiteta Gisella Tortoriello. Num tributo ao diálogo entre o  impressionante cenário da Serra da Estrela e as matérias que dela brotam, as peças desta  coleção são inspiradas numa paisagem moldada pelos efeitos da era glaciar, respeitando as  técnicas tradicionais características da região. 

[citação da autora em destaque]  

“A palavra diálogo representa muito bem a história da nossa colaboração no projeto Broot.  Existiu na fase da pesquisa e permaneceu até à materialização de cada peça.” 

Do Centro, a conjugação entre o Calcário e o Barro vermelho revelou-se perfeita para as criações  de Vítor Reis Cerâmica. Numa espécie de dança, as suas peças refletem um encontro entre dos  dois materiais, além da forte ligação à terra e cultura do povo português, da qual a olaria que  pratica com uma enorme paixão, faz parte. 

[citação do autor em destaque]  

“Se a coleção tivesse personalidade, diria que era uma pessoa com olhar atento sobre as  questões básicas da vida e a importância que estas têm na construção do futuro.” 

Quando pensamos no Alentejo, é inevitável passar pelo Mármore e a Cortiça, os dois materiais  atribuídos ao JMM Design Studio. Especializado em mobiliário, design de interiores e joalharia, o  artista João Marcos Moreira orquestrou uma coleção com formas associadas a monumentos  megalíticos, num genuíno tributo às silhuetas dos sobreiros. 

[citação do autor em destaque]  

“A narrativa desta coleção traz consigo uma perpetuação do passado das tradições humanas e  do presente das paisagens alentejanas, e aquilo que melhor produz.” 

Por fim, a representar a paisagem natural dos Açores, o Estúdio Eneida Lombe Tavares usou o  Basalto e o Vime para criar objetos utilitários que nos fazem olhar para esta pedra de uma  perspetiva diferente, demonstrando como pode ter lugar em diferentes zonas do interior de uma  casa. 

[citação da autora em destaque]  

“A inovação é o olhar para a frente e o futuro, mas também para os processos ancestrais que  continuam a saber dar resposta.” 

MADE IN PORTUGAL, COM ORGULHO 

Mais do que um projeto com objetivos estratégicos concretos que incluem a internacionalização  da indústria da pedra natural e dos setores inerentes, Broot destaca a pedra portuguesa como  um elemento central de identidade e orgulho nacional.  

Neste sentido, a ASSIMAGRA deixa o convite para quem desejar acompanhar o projeto e o  percurso da Coleção Broot em www.broot.pt e nas redes sociais, fazendo assim parte de uma  história que tem tudo para ter sucesso.