Arquitectos Portugueses obtêm 1º e 2º lugares do concurso para a Cidade da Música, Genebra
1º Classificado: Gonçalo Byrne Arquitectos, Lda & Pierre-Alain Dupraz
Arquitecto português fez projecto em parceria com o atelier do suíço Pierre-Alain Dupraz.
De acordo com o arquitecto, ao concurso promovido pela cidade suíça concorriam 18 equipas, algumas delas com nomes relevantes da arquitectura mundial, como os britânicos Norman Foster e David Chipperfield. O novo complexo dedicado à música vai incluir um edifício para acolher o conservatório de música, a sede da orquestra Suisse Romande e vários auditórios – um deles com 1.700 lugares – para concertos de diversas dimensões.
A equipa composta por Gonçalo Byrne com Pierre-Alain Dupraz e que conta também com João Nunes e Rui Furtado, foi a vencedora do Concurso para a Cidade da Música, em Genebra. A equipa formada pela dupla João Luís Carrilho da Graça + JLCG Arquitectos, ficou em segundo lugar.
O concurso tinha como objectivo o desenho de um novo complexo dedicado à música, com um edifício para acolher o conservatório de música, a sede da orquestra Suisse Romande e vários auditórios – um deles com 1.700 lugares – para concertos de diversas dimensões. Ao todo participaram 18 equipas e o júri foi presidido pelo arquitecto Dominique Perrault.
A Cidade da Música, uma encomenda de uma associação constituída para o efeito, da qual faz parte a cidade de Genebra e o cantão suíço, deverá ser inaugurada em 2022.
Link: citedelamusique.ch/#1482146976605-fa3f3896-01cd