facebook_pixelAQUA+ | Projectista
AQUA+

AQUA+

Data de publicação

Ecossistema AQUA+

Promovendo o uso da “Água na medida certa”, o AQUA+ é um sistema de avaliação e classificação de imóveis com base nas infraestruturas, dispositivos e equipamentos de uso da água no imóvel, que permite valorizar as soluções mais eficientes e identificar oportunidades de melhoria, orientando e promovendo as melhores práticas. O AQUA+ está disponível no mercado para imóveis residenciais. Em 2021 irá estender-se à área do turismo e, em 2022, ao comércio e serviços.

Mais informação: www.aquamais.pt.

REDE TECH AQUA+

A ADENE – Agência para a Energia lançou em 2020 a 1ª edição dos Prémios AQUA+ “Tecnologias de monitorização e controlo do uso da água: Rede TECH AQUA+”, que contou com a colaboração da Planetiers.

Estes Prémios têm como objetivo promover o desenvolvimento de soluções de eficiência hídrica que contribuam para uma boa classificação AQUA+. Os finalistas deste ano integram já a Rede TECH AQUA+, que visa a divulgação de tecnologias de monitorização e gestão de consumos de água nos edifícios e na interface entre os serviços de água e utilizadores, fomentando a crescente integração destas soluções. 

A primeira edição dos Prémios AQUA+ contou com 16 soluções com candidaturas admitidas, abrangendo 4 áreas de aplicação, das quais 10 eram soluções maduras e 6 estavam ainda em desenvolvimento. Na primeira fase de avaliação foram apurados 11 finalistas, que integram a Rede TECH AQUA+, e que apresentaram as suas soluções em pitch, presenciais e online, no Planetiers World Gathering.

Não tendo havido candidaturas na área de aplicação dos Edifícios de Comércio e Serviços, passaram à final quatro candidaturas aplicáveis aos Edifícios Residenciais, a qual constituiu a área de aplicação com maior número de soluções candidatas. Na área da Gestão Urbana passaram à final 3 candidaturas, devido a empate técnico nas soluções classificadas em 2.º lugar nesta área de aplicação.

No âmbito dos Prémios AQUA+ foi assinado um protocolo entre a ADENE e a ANI – Agência Nacional de Inovação, no âmbito do Programa Born from Knowledge da ANI, que assegurará a integração da distinção BfK Awards nas próximas edições dos Prémios AQUA+.

O vencedor dos Prémios AQUA+ 2020 foi o AQVA MORE – Para a eficiência hídrica dos edifícios.

O Prémio Especial Turismo by NEST foi entregue à EART – Ajuda os hotéis a oferecer uma experiência de acomodação sustentável aos turistas, informando-os sobre o seu consumo e recompensando-os pelo seu comportamento. 

Foram ainda distinguidas com menções honrosas:

  • Inovação à solução Monitorização microbiológica em redes de água – Bioauditoria: medição proativa e em campo da contaminação;
  • Aplicabilidade, ao Grohe Sense – O sistema de segurança de água: Antes que uma gota se transforme numa inundação, e à Eddy Solutions – Assuma o controlo da sua água;
  • Interoperabilidade ao Water Wise System – Solução digital integrada para a gestão inteligente de operações e utilização em redes de águas. 

REDE DE COMPROMISSO AQUA+

A Rede de Compromisso AQUA+ é uma rede de parceiros constituída por diversas entidades que contribuem para o desenvolvimento, divulgação e alavancagem do AQUA+.

Esta rede integrará entidades beneficiárias ou promotoras de políticas públicas, programas ou projetos, com impacto ou impactados pelo AQUA+, que possam contribuir para a forte implementação deste instrumento e da eficiência hídrica em Portugal.

A Rede de Compromisso AQUA+ pretende fomentar a partilha de conhecimento para o desenvolvimento conjunto e maximização de resultados, reforçando a importância das parcerias entre as diversas entidades relevantes no contexto da eficiência hídrica.

PRÉMIOS PLANETIERS

Na primeira edição do Planetiers World Gathering, o AQUA+ “Água na medida certa” foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria “NGO’s e Associações”, pelo seu contributo para o Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 – Água Potável e Saneamento), que visa “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”.

Ao promover o consumo racional de água potável e a sua circularidade, o AQUA+ é um instrumento que contribui para o aumento da sustentabilidade através da conservação dos recursos hídricos.

A ADENE vê assim reconhecido o seu trabalho e reafirma o desígnio de sustentabilidade e eficiência implementada num esforço de equipa com todos os seus parceiros.