facebook_pixelAmpliação da EB1 e JI da Portela das Padeiras | Projectista

Ampliação da EB1 e JI da Portela das Padeiras

Data de publicação

Dado que a Escola da Portela das Padeiras usa um contentor/pré-fabricado como sala de aula e no sentido de melhorar as condições de conforto e de aprendizagem aos alunos neste estabelecimento, de forma a facultar condições escolares idênticas às existentes nos novos centros escolares do concelho, propõe-se a ampliação do edifício existente. Esta ampliação, de acordo com a Carta Educativa (aprovada em 2005 e revista em 2015), é prioritária numa lógica de valorização das complementaridades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, e tendo em conta que o cenário alternativo (construção do Centro Escolar Santarém-Norte) depende da conjugação de condicionantes internas e externas ao Município.

O terreno onde se encontra implantado o edifício em apreço, propriedade da Câmara Municipal de Santarém, assinalado nas plantas constituintes do Anexo I, encontra-se inserido no perímetro urbano da cidade de Santarém, na Estrada Nacional 3, e no PU da Zona Envolvente à Variante da EN 114 – S. Pedro/Portela das Padeiras, UE2. Verifica-se também a sua inserção no espaço canal ferroviário de proteção à nova linha ferroviária proposta.

O conceito deste projeto de arquitetura pretende integrar de uma forma harmoniosa a nova construção com as construções pré-existentes. A sua localização teve em conta as acessibilidades ao edifício e a relação/uso de espaços.

Gabinete:

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM