facebook_pixelAlunas de arquitetura representam Portugal em concurso internacional da Saint-Gobain | Projectista
Saint-Gobain Portugal

Alunas de arquitetura representam Portugal em concurso internacional da Saint-Gobain

Data de publicação

Estudantes portugueses representam o país em Varsóvia

No âmbito do Concurso Internacional Saint-Gobain para Estudantes de Arquitetura, a Saint-Gobain Portugal selecionou o vencedor da fase nacional, que parte agora em representação do país para Varsóvia, no Architecture Student Contest 2022. A capital europeia abraça, entre os dias 8 e 10 de junho, a etapa final do concurso. O projeto inclui, pela primeira vez, estudantes portugueses. Cada país leva a concurso uma ideia vencedora, escolhida e apurada, de forma igual, numa fase nacional.

Chama-se “The Green Community”, tem a marca das estudantes Adriana Pinto e Inês Matos, com o contributo da professora Clara Vale, da Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP) e foi escolhido para representar Portugal, onde concorre juntamente com 25 nações e acima de meia centena de projetos.

As alunas projetaram uma comunidade verde, que pretende fundir a nova construção com a renovação de um edifício industrial existente, criando um espaço calmo, conformado e coletivo. Procurando criar o menor impacto possível sobre os recursos utilizados e as zonas verdes, é proposta a reutilização do tijolo, proveniente das demolições, no revestimento dos novos edifícios. Já a luz solar é utilizada, não só para a produção de energia, mas também para o conforto térmico, através do efeito de estufa permitido pelas claraboias ajustadas à orientação solar.

“A identificação e consequente apoio a novos talentos são passos vitais para a inovação. Pela primeira vez, duas estudantes portuguesas representam o país no Concurso Internacional Saint-Gobain para Estudantes de Arquitetura. A atividade, ao envolver uma ideia baseada na reabilitação, está alinhado com o propósito da empresa em contribuir para um mundo mais sustentável”, afirma Rita Bastos, Diretora de Marketing da Saint-Gobain Portugal. “Desejo-lhes uma grande participação, após terem demonstrado as suas excelentes capacidades em solo nacional”, completa.

O desafio proposto na presente edição envolveu a revitalização de uma área, localizada junto à estação ferroviária de Warszawa Wschodnia, na cidade de Varsóvia, através de uma combinação de funções de ativação social e residencial. O programa para um quarteirão de 14.500 m2, define como objetivos a criação de um centro de encontro e entretenimento num antigo edifício industrial existente, tendo em conta as diretrizes dos responsáveis locais pela conservação e património, e o projeto de apartamentos de estudantes na nova parte residencial, a criar no restante espaço do quarteirão.

Este tem como premissa global a sustentabilidade dos edifícios projetados e a criação de condições de bem-estar para os utilizadores, com impacto nas pessoas e no planeta. Pretende-se que os projetos apresentem edifícios altamente eficientes em termos energéticos, com baixa pegada de carbono, de forma a proporcionar um ambiente confortável e melhores espaços de vida, trabalho e lazer.