facebook_pixelA Roca apresenta-se na Fuorisalone com Influence, uma instalação imersiva que presta homenagem à cultura e arquitetura mediterrânica | Projectista
ROCA

A Roca apresenta-se na Fuorisalone com Influence, uma instalação imersiva que presta homenagem à cultura e arquitetura mediterrânica

Data de publicação

A instalação, concebida pelo Cobalto Studio, inspira-se na estética mediterrânica vernacular e na nova coleção Ona da Roca

A Roca traz o Mediterrâneo a Milão com Influence, uma instalação arquitetónica de grande escala agora em exposição na Universidade de Milão (Via Festa del Perdono, 7). A instalação enquadra-se no âmbito da INTERNI Design Re-Generation, em exibição até ao dia 13 de junho.

"A primeira participação da Roca no Salone representa um marco estratégico na longa história da empresa", afirma Marc Viardot, diretor de marketing e design do Grupo Roca. "Quando o Salone transforma Milão no centro de negócios de projetos globais, estamos a mostrar ao mundo da arquitetura e do design o lado aspiracional da nossa marca. Influence é o epítome das origens da Roca e da profunda sensibilidade em relação a materiais e design".

Concebido pelo Cobalto Studio, com sede em Barcelona, a instalação Influence explora a arquitetura vernacular do Mediterrâneo, honrando as suas idiossincrasias e explorando a sua relação com as práticas artísticas contemporâneas. A abordagem do Cobalto ao design enfatiza a importância desta cultura e deste património em todas as suas obras, e Influence não é exceção. O fundador do Cobalto Studio, Gabriel Escámez, acrescenta: "Influence é um espaço de reflexão onde, através dos sentidos, podemos compreender e criar uma ligação com aquilo que nos rodeia".

O Cobalto Studio teve como ponto de partida os talaiots, megalíticos da Idade do Bronze encontrados nas ilhas de Menorca e Maiorca. Gabriel Escámez e a sua equipa exploraram o design destas estruturas enigmáticas e encontraram uma ligação com as necessidades do presente: procurar uma valorização daquilo que é mais elementar e essencial. O estúdio de Barcelona explica: "No centro desta instalação está a arquitetura vernacular do Mediterrâneo e as razões pelas quais ela continua a ser relevante nos dias de hoje".
Influence procura induzir a sensação de paz e de admiração natural evocada pelas ondas do Mar Mediterrâneo. Para o conseguir, a instalação usa o REDEXT, dados relacionados com ondas e marés recolhidos por uma rede de boias ao largo da costa de Menorca. A Roca e o Cobalto analisaram esses dados, assinalando os picos e as quebras das ondas e traduziram-nos para ondas pulsantes de luz dourada que iluminam a instalação Influence. Cada passagem de luz e escuridão sobre o espaço espelha os movimentos exatos de uma onda registada pelo sistema REDEXT, e recorda a sensação de estar submerso nas águas do Mediterrâneo. Evoca a luz do sol, que alimenta a terra, e a da lua, que cria as marés. Gabriel Escámez descreve o resultado como uma "imersão no coração pulsante que reside nas profundezas do Mare Nostrum".

Ao longo de Influence podem ser encontradas peças selecionadas da coleção Ona, cujas formas suaves e cores quentes são o complemento ideal para a estética naturalista e vernácula da instalação. Tal como a arquitetura tradicional mediterrânica, a coleção Ona procura criar espaços de bem-estar, pureza e ligação.

A mais recente coleção da Roca para o espaço de banho, Ona, combina o design inovador e a tecnologia de ponta para alcançar novos padrões de higiene, conforto e sustentabilidade.

No âmbito do evento INTERNI Design Re-Generation, cujo objetivo é gerar novas propostas de design nas quais a sustentabilidade é a chave para uma nova forma de vida, a instalação Influence utiliza materiais reutilizáveis e usa a noção de otimização de recursos — tirando o máximo partido dos recursos disponíveis e gerando o menor impacto ambiental.

A instalação da Roca promove um diálogo aberto entre filosofia, materialidade e sustentabilidade, enriquecida com uma experiência sensorial. O resultado é uma instalação autêntica e imersiva que transporta os visitantes para um oásis mediterrânico.