facebook_pixelA nova NUOS PLUS WIFI | Projectista
Ariston

A nova NUOS PLUS WIFI

Data de publicação

A Ariston lança um novo modelo de bomba de calor aerotérmica para produção exclusiva de água quente, reforçando a sua liderança nesta especialidade.

O principal objetivo deste novo lançamento é continuar a liderar o mercado desta categoria, oferecendo valores de performance líderes. Ao mesmo tempo, a nova NUOS PLUS WIFI, como é denominado este novo produto, oferece outras vantagens também muito interessantes e que se enquadram nas necessidades atuais do mercado.

Como uma evolução da nossa gama anterior (NUOS PLUS), e graças ao conhecimento na produção e concepção de bombas de calor para AQS há mais de 10 anos, apresentamos NUOS PLUS WIFI com 3 focos principais para liderar esta categoria de produtos: Mínimo tempo de aquecimento, máximo desempenho, conectividade e integração com sistemas.

Mínimo tempo de aquecimento

Um dos aspectos mais importantes nas bombas de calor para água quente é o tempo que leva para aquecer o volume do depósito. Neste caso, o tempo de aquecimento foi reduzido, em grande parte, graças à melhoria na eficiência do NUOS PLUS WIFI, obtendo tempos de aquecimento de aproximadamente 3h para o modelo de 200 litros e 4h para os modelos de 250 litros a uma temperatura ambiente de 14 ° C, sendo aproximadamente duas vezes mais rápido que outras bombas de calor de água quente.

Máximo rendimento

O pilar fundamental das bombas de calor é a eficiência energética que proporcionam para produzir água quente sanitária. Com base nisso, o desenvolvimento desta nova gama esteve sempre focado em alcançar o máximo desempenho possível, mantendo assim a classificação energética máxima para esta categoria de produtos (A +) com valores médios de rendimento sazonal a 14 ºC. Temperatura ambiente (SCOPDWH ) de 3,79 para o modelo de 200 litros e 3,81 para os modelos de 250 litros. Isto significa que, com estes produtos, consegue-se uma contribuição renovável de mais de 70% nas necessidades de água quente.

Conectividade e integração com sistemas

Na situação atual em que cada vez mais elementos das instalações estão conectados, é de grande relevância poder controlar tudo remotamente através de um Smartphone. No caso da NUOS PLUS WIFI, há conectividade integrada de série com o produto através do App AQUA ARISTON NET, com o qual se pode controlar os diferentes modos de funcionamento do equipamento, temperaturas, programação de tempo ... Além disso, o próprio aplicativo proporciona ao usuário relatórios de consumo e conselhos de economia para que possa atingir a máxima eficiência de acordo com as necessidades que possa ter. No que diz respeito à integração com os sistemas, o equipamento está preparado para poder ser integrado em instalações de aquecimento com bombas de calor Ariston NIMBUS ou com caldeiras ARISTON, de forma que toda a instalação possa ser gerida centralmente desde a centralina SENSYS e através da aplicação ARISTON NET. Especificamente, no caso de integração com equipamento de bomba de calor (conforme a imagem a seguir), também é possível maximizar o desempenho do sistema em comparação com um sistema de bomba de calor multitarefa tradicional: Em primeiro lugar, a eficiência é melhorada graças a ter um equipamento projetado especificamente para a produção de água quente, visto que, por norma, esses equipamentos terão melhor desempenho em AQS do que os equipamentos multitarefa; Em segundo lugar, o conforto é melhorado por ter dois equipamentos separados (um para água quente e outro para aquecimento ou arrefecimento), de forma que nunca haverá uma simultaneidade de duas necessidades ao mesmo tempo.

Conforme mencionado nas secções anteriores, a NUOS PLUS WIFI foi concebida para poder melhorar as especificações da gama anterior e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades actuais do mercado a todos os níveis. Com base nisso, abaixo mostramos diferentes tipos de aplicativos nos quais integrá-los:

  • Cumprimento de REH em substituição de painéis solares térmicos em obra nova-  Regulamento de edifícios de habitação (DL 118/2013)

O DLnº118/2013 permite, no seu artigo 27, considerar outros sistemas de aproveitamento de energias renováveis que visem assegurar, numa base anual, a obtenção de energia equivalente ao sistema solar térmico. 

Para tal, o despacho 14895-2015 refere que para esta justificação deve ser tido em conta o valor do SPF (COP sazonal) segundo a norma EN 16147:2011, calculado a uma temperatura de 14ºC. 

Se, utilizando este valor especifico de cada equipamento, for provado que a quantidade de energia renovável é superior à de um sistema solar térmico padrão nessa localização para uma determinada tipologia de casa, então é possível abdicar da utilização de coletores solares térmicos colocando uma bomba de calor. 

A Nuos Plus Wi-Fi cumpre esses requisitos em todo o território nacional e apresenta-se assim como uma excelente alternativa ao coletor solar térmico.

Vantagens: Falta de espaço para colocação de coletores solares; Sombras na zona destinada aos coletores solares; Impacto visual ; Produção excessiva de energia por ausência de consumo (provocando problemas na instalação); Gestão económica da manutenção da instalação entre vizinhos (*edifício multifamiliar); Rendimento desequilibrado a nível estacional: muito alto no verão e muito baixo inverno; Complexidade em realizar a comprovação do estado da instalação; Excessivo tempo de recuperação do investimento inicial.

Substituição de caldeiras a gasóleo em habitações

No caso de residências em que se pretende substituir uma caldeira a gasóleo, a NUOS PLUS WIFI é um óptimo complemento para caldeiras a gás ou equipamento de aquecimento por bomba de calor pela eficiência e economia que apresenta na produção de água quente em relação às restantes tecnologias. Além disso, a faixa de temperaturas de trabalho foi ampliada de -10 para 42 ºC da temperatura ambiente, o que permite que o equipamento funcione em bomba de calor em qualquer zona climática, podendo aquecer até 62 ºC em toda a faixa de trabalho.  Além disso, e conforme mencionado acima, se estiver integrado com o equipamento de aquecimento ARISTON, a gestão de todo o sistema pode ser realizada a partir da unidade de comando SENSYS ou do App ARISTON NET.

Instalações centralizadas de AQS em residências ou outros usos comerciais

No caso de instalações de AQS centralizadas, a NUOS PLUS WIFI permite uma produção eficiente mediante bomba de calor até uma temperatura de água quente de 62 ºC em todo o seu intervalo de funcionamento, o que permite que uma maior quantidade de energia seja acumulada no interior do tanque. Adicionalmente, por poder acumular água com bomba de calor a mais de 60 ºC, atendem-se os requisitos para evitar a proliferação de Legionela, além de que, graças à sua resistência elétrica, pode ser realizado um ciclo de choque térmico até 75 ºC. Neste sentido, e para os casos em que devam ser instalados vários equipamentos para satisfazer a procura de água quente, foi desenvolvido o controlo em cascata de vários NUOS PLUS WIFI, que vem de série no equipamento graças ao seu conector Bus BridgeNET. Desta forma, é possível ter o controle de toda a instalação de AQS a partir de um único produto. Como último ponto, deve-se levar em consideração que o equipamento possui uma boca de inspeção na parte inferior do acumulador, que permite que os protocolos de manutenção, limpeza e desinfecção sejam realizados corretamente se necessário.

Casas Passivhaus 

No caso particular de residências ou edifícios passivhaus com alta eficiência energética, a vedação para evitar a passagem descontrolada de ar é um aspecto fundamental. Em contrapartida, deve-se ter em conta que, para o correto funcionamento das bombas de calor compactas de água quente nas quais se encontra o ventilador da bomba de calor, é necessária uma renovação do ar que pode não ser totalmente estanque, para que haja infiltrações com o ambiente. Para evitar isso, na NUOS PLUS WIFI o caminho do ar é completamente vedado graças à sua arquitetura patenteada para otimizar a troca de calor, o que garante que as infiltrações de ar no ambiente sejam mínimas, mesmo sob condições de diferença de pressão.

Em conclusão, a NUOS PLUS WIFI apresenta-se como uma evolução para liderar esta categoria de produtos, privilegiando a maximização do conforto com tempos de aquecimento muito curtos, maximizando a eficiência na produção de água quente sanitária e a conectividade e integração em sistemas em série. Tudo isto complementado pela sua versatilidade de adaptação a diferentes tipos de instalações tanto a nível doméstico como comercial, e a sua perfeita adequação ao atual quadro regulamentar.