A GEBERIT AVISA SOBRE A NECESSIDADE DE ‘TORNAR VISÍVEL O INVISÍVEL’
A Geberit equipazonas necessitadas de todo o mundo com água potável e casas de banho em condições com os seus projetos sociais desde 2008
Atualmente, quase 50% da população mundial, 3.600 milhões de pessoas, continuam a carecer de um saneamento gerido de forma segura, segundo dados das Nações Unidas recolhidos pela Geberit, por motivo do Dia Mundial da Sanita (World Toilet Day), que se celebra este sábado, 19 de novembro.
O lema do #WorldToiletDay deste ano, «Tornar visível o invisível» alerta sobre o facto de que as sanitas e os sistemas de saneamento inadequados e mal geridos dispersam os dejetos humanos nos rios, lagos e solos e contaminam os recursos hídricos debaixo dos nossos pés, o que provoca efeitos devastadores para a saúde, a economia e o meio ambiente. O World Toilet Day 2022 reivindica que toda a gente deve ter acesso a sanitas ligadas a um sistema de saneamento que elimine e trate de forma eficaz os dejetos humanos.
Consciente desta realidade e da urgência em resolver esta grave problemática mundial, a Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, contribui com o seu pequeno grão de areia e organiza diversos projetos sociais que têm como objetivo levar água potável e casas de banho com instalações seguras a várias partes do mundo.
Todos os anos desde 2008, um grupo de jovens voluntários da Geberit, juntamente com especialistas em formação e instalações da Geberit Suíça, em coordenação com a delegação da marca no país acordado, deslocam-se à zona correspondente para pôr em marcha o seu trabalho. Este ano, a colaboração está a ocorrer em Istambul, na Turquia. O projeto consiste em renovar totalmente as casas de banho de uma escola básica, situada num dos distritos mais necessitados da cidade.
A marca suíça tem o firme compromisso de ajudar a garantir uma higiene em condições de salubridade a toda a população e para isso levou a cabo projetos sociais em países como a Ucrânia em 2021, o Camboja em 2019, Marrocos em 2018 e Nepal em 2017, para referir apenas quatro das últimas ações realizadas.
David Mayolas, diretor-geral da Geberit Iberia, afirma: «Na Geberit acreditamos veementemente na necessidade de proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Por isso, dentro da nossa política de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, levamos a cabo projetos sociais anuais, em linha com o lema do World Toilet Day de ‘não deixar ninguém para trás’. Há mais de uma década que trabalhamos para alcançar o Objetivo 6.2 da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que tem como missão assegurar o acesso à água potável e ao saneamento seguro para toda a população mundial daqui até ao ano 2030.
Sobre a Geberit
O Grupo Geberit, com operação global, é líder europeu no setor da casa de banho. A Geberit opera, enquanto grupo integrado, com uma presença local muito forte na maior parte dos países europeus, disponibilizando o melhor em tecnologia e louças sanitárias. A rede de produção inclui 26 fábricas, das quais 4 são fora da Europa. O grupo está sedeado em Rapperswil-Jona, na Suíça. Com mais de 12.000 colaboradores em cerca de 50 países, a Geberit gerou vendas líquidas de 3.500 milhões de CHF (francos suíços) em 2021. As ações da Geberit estão cotadas na SIX Swiss Exchange. Em 2012 as ações da Geberit foram incluídas no SMI (Swiss Market Index).