facebook_pixelA Eurofred apoia formações da APIRAC com a doação de equipamentos de aerotermia Daitsu | Projectista
EUROFRED

A Eurofred apoia formações da APIRAC com a doação de equipamentos de aerotermia Daitsu

Data de publicação
  • A APIRAC – Associação Portuguesa Empresas Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente – contribui para a adequada estruturação e desenvolvimento do Setor do Frio e da Climatização em Portugal
  • A Eurofred doou 3 bombas de calor Space V4 Daitsu para apoiar as formações, de forma que os formandos possam aprender mais sobre os sistemas de aerotermia e a nova tecnologia de ar condicionado e aquecimento

Em linha com o seu compromisso de oferecer as soluções mais eficientes e apoiar a formação de qualidade no setor, a Eurofred, multinacional de climatização doméstica, comercial e industrial, aerotérmica e qualidade do ar interior, doou recentemente um lote de 3 bombas de calor Space V4 Daitsu à APIRAC, Associação Portuguesa Empresas Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente. 

Esta doação tem como principal objetivo apoiar a APIRAC nas suas formações teórico-práticas, nos novos espaços que a associação abriu recentemente em Lisboa e no Porto, a futuros e atuais profissionais de instalação, reafirmando o compromisso da Eurofred com a formação técnica de qualidade, o desenvolvimento económico e a sustentabilidade. A aerotermia, enquanto tecnologia inovadora e amiga do ambiente que utiliza o calor presente no ar para aquecer e arrefecer ambientes de forma eficiente e sustentável, tem vindo a ganhar destaque enquanto alternativa eco-friendly para sistemas de climatização tradicionais, que dependem de fontes não renováveis de energia. “Trata-se de uma tecnologia limpa, capaz de cobrir todas as necessidades de climatização e de água quente sanitária (AQS), podendo gerar um quarto das emissões de CO2 dos sistemas elétricos, cerca de 60% menos do que os sistemas a gasóleo e cerca de 40% menos do que os sistemas a gás”, indica Jorge Carvalho, Business Director de Eurofred Portugal. Deste modo, a Eurofred contribui com uma doação de equipamentos da Daitsu, que levarão a última tecnologia em climatização às novas e atuais gerações de profissionais.

A doação da Eurofred à organização consiste exatamente em 3 bombas de calor multitárea Daitsu Space V4 do tipo Split com elevada eficiência energética A+++, graças ao seu funcionamento com fluído frigorígeno R-32 de baixo GWP. Das 3 unidades, 2 serão alocadas para Lisboa e 1 para o Porto. Com a utilização destes equipamentos durante as aulas práticas, os formandos poderão adquirir competências relevantes e estarão preparados para enfrentar os desafios do setor, enquanto se tornam defensores de práticas ambientalmente sustentáveis. “Além de promover a formação de novos profissionais do setor, essa doação também reforça nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental, o qual realizamos por meio de várias iniciativas verdes relacionadas ao uso de energia verde certificada nas nossas instalações, a criação de um departamento de Energias Renováveis em 2019 e a implementação de campanhas de absorção de CO2 para compensar nossa pegada de carbono em todos os países onde atuamos”, diz Jorge Carvalho.

Iniciam em setembro os cursos com recurso aos equipamentos doados, tendo temas variados, desde a formação técnica em bombas de calor até aos gases fluorados ou à usabilidade e desempenho de novos equipamentos de ar condicionado. Quanto aos participantes nos cursos de formação, serão tanto profissionais de empresas associadas da APIRAC como profissionais não sócios, nos cursos que estiverem abertos ao mercado, com o objetivo de difundir o conhecimento atualizado e garantir o uso correto e responsável das tecnologias de refrigeração e climatização.

Esta ação permite à organização destacar sua vontade de apoio integral através da formação e posicionar-se alinhada com o objetivo 3 do ODS 4 'Educação de qualidade', para assegurar o acesso igualitário de homens e mulheres a uma formação técnica, profissional e superior de qualidade; o objetivo 5 do ODS 8 'Trabalho decente e crescimento econômico', que busca alcançar o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos; e o objetivo 15 do ODS 17 'Parcerias para alcançar os objetivos', que visa fomentar e promover o estabelecimento de parcerias eficazes nas esferas pública, público-privada e da sociedade civil.

Consciente da importância da educação e da formação na promoção de tecnologias sustentáveis, a Eurofred decidiu apoiar a APIRAC nas suas ações educacionais. É uma entidade de referência em Portugal, dedicada à promoção do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e melhores práticas no setor de refrigeração e climatização. As suas formações abrangem profissionais, não profissionais e empresários, do setor (instaladores, distribuidores, entre outros). São, no total, 540 membros, muitos dos quais participantes em vários dos comités de trabalho promovidos pela associação. Estes comités trabalham para melhorar o setor em áreas como a distribuição e instalação dos sistemas de automação centralizados de edifícios, a regulamentação e a normalização. Nesta linha, a Eurofred faz parte da comissão de distribuidores, que reúne empresas de distribuição de equipamentos de climatização, ventilação e qualidade do ar interior. A APIRAC é o Organismo de Normalização Sectorial (ONS) em Portugal para os domínios do Frio e Ar Condicionado, organizado em duas comissões técnicas, a CT 56 - Frio e a CT 185 - AVAC Aplicações térmicas de conforto e qualidade dos ambientes interiores, instalações técnicas associadas e sistemas de gestão de edifícios, desenvolvendo várias normas através das comissões técnicas. A Eurofred detém a Vice-Presidência da assembleia geral da APIRAC e Jorge Carvalho, Diretor de Negócios da Eurofred Portugal, é atualmente presidente da CT 185, para além de ter sido diretor desta associação em vários mandatos anteriores (2005 a 2019).