facebook_pixelA criação de um ‘eco-bairro’: Les Passerelles, em Cran-Gevrier | Projectista
Trespa

A criação de um ‘eco-bairro’: Les Passerelles, em Cran-Gevrier

Data de publicação
A criação de um ‘eco-bairro’: Les Passerelles, em Cran-Gevrier
Harmonia global e coerência duradoura
O bairro ‘Les Passerelles’, em Cran-Gevrier, traz nova vida a um antigo terreno baldio industrial. Ao longo do rio Thiou, onde se situava antigamente uma fábrica de papel, um ambicioso projeto de renovação urbana de 45 000 metros quadrados, que se concentra fortemente no respeito pelo meio ambiente, está a criar novos lares e atividades económicas.
A AER Architects assumiu a tarefa de projetar duas unidades residenciais multifamiliares no setor norte deste ‘eco-distrito’. Os arquitetos Arnaud Lavier e Frédrique Blanchard associaram-se aos designers Thomas Gadesaude e Yvan Debrosse, bem como a urbanistas e paisagistas, para construir estes dois edifícios residenciais.
Os arquitetos inspiraram-se no ambiente natural que rodeia os edifícios. A vegetação natural divide o setor norte e sul do local. Perto da entrada a norte, árvores altas demarcam uma área pedonal. Entre os dois edifícios foi construído um jardim. Cada residência está integrada na harmonia global e na coerência duradoura do local, de acordo com uma declaração emitida pelos arquitetos.
Inigualável jogo entre luz e sombra
A equipa percebeu que era necessária uma aparência sóbria, de acordo com a reverência pela natureza que caracteriza o projeto. Os edifícios também precisavam de refletir a história e a vegetação deste local único. Os edifícios ganham vida através de elementos marcantes, como pórticos e terraços, que quebram a sua massa e verticalidade. “Os jardins abertos no centro comercial e o passadiço ao longo do Thiou são acessíveis a todos os residentes\", explica o designer Arnaud Lavier. “Um dos nossos principais objetivos foi atingir a perfeita transparência visual entre o centro comercial e os bancos do Thiou.”
Para o conseguir, cada edifício é menor do que o anterior, e as cores mudam de um edifício para o outro, criando um efeito de esbatimento natural em direção ao rio. A base de cada edifício, por sua vez, é tratada de forma semelhante, de modo a garantir consistência visual. A luz natural é convidada a entrar, filtrada pela protegida parte traseira do
edifício. Arnaud Lavier: “O efeito criado ao utilizarmos o painel Trespa® Meteon® Metallics cria uma impressionante animação visual, graças aos reflexos. Este material possibilita um inigualável jogo de luz e sombra entre os edifícios residenciais e a natureza circundante.”
Quer ler mais? Peça o seu Livro de Inspiração de forma gratuita
A Trespa pediu a arquitetos para partilharem algo do seu trabalho com o qual se sintam orgulhosos. Peça o seu Livro de Inspiração de forma gratuita em

www.Trespa.com

e inspire-se.