A ARBONIA climate será adquirida pelo Grupo Midea
Crescimento sustentado com um novo investidor estratégico
O Grupo Midea concordou em adquirir a divisão de climatização da ARBONIA. O Conselho de Administração da suíça Arbonia AG aceitou a oferta do Grupo Midea para adquirir a sua divisão de climatização de interiores. Ambas as partes já assinaram os acordos. A conclusão da transação está sujeita às condições habituais de fecho e à aprovação das entidades reguladoras competentes.
O Grupo Midea desenvolve e fabrica produtos na área da climatização e tecnologia de construção, componentes industriais, robótica e automação. A sede do Grupo está situada em Foshan, no sul da China. Com mais de 190.000 empregados, o grupo atingiu um volume de negócios de cerca de 48 mil milhões de euros em 2023.
A ARBONIA climate juntar-se-á à divisão de tecnologia de construção da Midea, cujas operações europeias estão atualmente centradas na Clivet, com sede em Itália. A Clivet emprega cerca de 1.000 pessoas na Europa, no Médio Oriente e na Índia, e centra-se na tecnologia de construção para residências e edifícios comerciais.
Em conjunto, a Clivet e a ARBONIA climate oferecerão sistemas AVAC integrados para climas mediterrânicos e nórdicos. Ambos os grupos estão empenhados em apoiar a transição energética através de produtos e soluções inovadoras.
Alexander Kaiss, Diretor Executivo da ARBONIA climate, vê a divisão em boas mãos para o futuro: "A Midea é um grupo de empresas muito inovador e competitivo e um investidor estratégico do setor que está empenhado no nosso desenvolvimento bem sucedido. A Midea tem um historial comprovado de investimentos bem-sucedidos no passado, nomeadamente na Clivet. Com esta aquisição, a Midea está a perseguir objetivos a longo prazo e, juntamente com a Clivet, vemos grandes oportunidades de crescimento rentável e sustentável".