facebook_pixel5 vantagens do parquet cerâmico | Projectista
ROCA

5 vantagens do parquet cerâmico

Data de publicação

A naturalidade da madeira com o mais elevado desempenho do pavimento porcelânico.

Dificilmente se imaginaria que aquele primeiro parquet de madeira, que ornamentou o Palácio de Versalles no final do século XVII, seria ultrapassado em resistência e durabilidade sem perder a nobreza que o carateriza. O parquet cerâmico, que reinterpreta os veios naturais da madeira, chegou para vestir os mais diversos espaços, inovando com materiais como o porcelânico e apresentando motivos gráficos que chegam a inspirar-se na marchetaria artesanal. Com quatro versáteis coleções da Roca como pano de fundo, apresentamos-lhe cinco vantagens do pavimento cerâmico relativamente ao de madeira e convidamo-lo a evocar a natureza mais pura sem renunciar à elegância e dureza máximas.

Elegância natural

Como não podia deixar de ser, um pavimento cerâmico inspirado na madeira deve reproduzir na perfeição a irregularidade dos veios e o calor dos traços da madeira, não só quando imita o material sem tratamento, mas também quando reproduz o meticuloso trabalho de marcenaria. Jogando com tonalidades e matizes, o parquet cerâmico é capaz de homenagear as madeiras mais nobres absorvendo a sua elegância clássica e transmitindo a sua naturalidade inconfundível.

Resistência e durabilidade

Para melhorar o rendimento da madeira natural, o pavimento cerâmico é reforçado com materiais como o porcelânico. Enquanto a madeira acusa os riscos e as manchas, os compostos cerâmicos são altamente resistentes ao uso e aos impactos, o que os torna uma opção ideal para pavimento exterior ou para zonas de muito trânsito. Uma vez que combate a radiação solar e a humidade, o pavimento porcelânico mantém intactos o aspeto e a cor originais. E, como não tem poros, não só absorve menos água como evita a acumulação de sujidade.

Versátil

Hoje em dia, a cerâmica para espaços de banho ou cozinhas inspirada na madeira pode ser usada como pavimento ou revestimento, o que lhe permite escolher composições harmoniosas e perfeitamente integradas em cada espaço. Para poder obter este estilo unificado, as coleções de parquet cerâmico contam com peças como degraus e rodapés, que complementam na perfeição os pavimentos da cozinha, do espaço de banho e até da sala. Em busca da beleza das criações únicas, estas coleções inovam com azulejos de diferentes tamanhos e motivos gráficos que reproduzem até o mais elaborado trabalho artesanal.

Máxima segurança como pavimento para espaço de banho

Quando escolhemos o pavimento de espaços importantes como o espaço de banho ou a cozinha, procuramos caraterísticas que nos proporcionem tranquilidade, como a propriedade antiderrapante. Ao contrário da madeira, que não permite um grande número de acabamentos, o parquet cerâmico pode ser reforçado com novos materiais e novas texturas para garantir a máxima segurança em zonas húmidas ou muito concorridas. Desta forma, a cerâmica pode tornar-se a opção perfeita para o pavimento do espaço de banho ou da cozinha, podendo servir até para construir bases de duche originais.

Fácil manutenção e limpeza

Além de imitar a madeira, o pavimento de cerâmica é capaz de a superar não só em design e resistência, mas também na facilidade de manutenção. O parquet cerâmico não precisa de ser encerado nem polido para se manter em perfeita condição; bastará usar água e os produtos de limpeza habituais para que brilhe como no primeiro dia. Os produtos mais abrasivos também permitem obter bons resultados, uma vez que não danificam os azulejos.

Liceo

Inspirada na marcenaria do norte de Europa, a coleção Liceo oferece um formato mais largo do que é habitual que imita os veios naturais da madeira e os cambiantes do verniz. Encontra-se disponível em quatro cores: Ácer, Cinzento, Carvalho e Moka.

Borneo

Sóbria e versátil, a coleção Borneo destaca-se pela segurança oferecida pelas peças antiderrapante Deck, que reproduzem um soalho em relevo ideal para zonas húmidas como as que envolvem as piscinas. Conta com cinco acabamentos: Cinzento, Freixo, Carvalho, Taupé e Sapelli.

October

A imitar a madeira pintada com aguarela, a coleção October joga com quatro acabamentos lisos — Abeto, Cinzento, Carvalho e Natural — e com as versões decoradas Chateau, que imitam os efeitos de marchetaria com a justaposição de faixas de diferentes alturas, padrões e tonalidades.

Flamant

Com peças mais pequenas com um aspeto desgastado único, a coleção Flamant oferece quatro tons – Cinzento, Abeto, Carvalho e Ébano – lisa ou decorada, com até sete motivos gráficos diferentes que reproduzem flores ou figuras geométricas para obter as mais inspiradoras composições.