facebook_pixel26.000 M2 de painéis de lã de rocha com isolamento acústico ISOPAN no Parque Puy Foi em Toledo Espanha | Projectista
Isopan

26.000 M2 de painéis de lã de rocha com isolamento acústico ISOPAN no Parque Puy Foi em Toledo Espanha

Data de publicação

O novo edifício destinado a espetáculos do parque Puy du Fou em Espanha, situado em Toledo recria um autêntico castelo medieval. A fachada e o telhado exigiam o máximo desempenho em isolamento e absorção acústica. A solução foi resolver a envolvente de 26.000 m2 com um remate construído com o sistema acústico de cobertura ISOPAN e o sistema ARKWALL de fachada ventilada da ISOPAN.

O Castelo de Vivar, de Puy du Fou Espanha, é um edifício espetacular visível à distância e destinado a albergar "El Último Cantar", um espetáculo que narra as façanhas de Rodrigo Díaz de Vivar, Cid Campeador. O seu interior consiste em 7 cenários e um pátio com mais de 2.000 lugares numa estrutura rotativa de quase 50 metros de diâmetro que permite a orientação do público em cada um dos momentos de atuação. 

As fachadas atingem uma altura de mais de 20 metros e são uma fiel representação das grandes fortificações medievais espanholas dos séculos XI e XII com grandes muros de alvenaria de pedra, almenaras no telhado e torres defensivas perimetrais. Os sistemas acústicos com painéis sanduíche da ISOPAN foram cuidadosamente utilizados para a construção deste impressionante edifício.

O envolvimento é solucionado com um remate acústico da fachada leve composto por um painel duplo sanduíche ISOFIRE WALL FONO com um núcleo de isolamento de lã de rocha e uma câmara de ar de 120 mm entre os dois. Este é um sistema acústico da ISOPAN, que consegue uma atenuação acústica mais elevada do que os painéis simples convencionais e uma absorção acústica interior de classe A. No total há 13.000 m2 de painéis sanduíche que, graças ao sistema ARKWALL da ISOPAN, podem suportar o revestimento exterior. 

Quanto à cobertura do edifício, foi construída uma solução do tipo deck com o sistema Isoacustic-53. O remate de 13.000 m2 é composto por um painel sanduíche exterior em lã de rocha ISODECK PVSTELL FONO, uma câmara interior de 120 mm e o painel sanduíche interior ISOFIRE WALL FONO - LR. A absorção acústica alcançada por este painel é Alpha Sabine =1.

Ao utilizar esta solução técnica da ISOPAN, o som é absorvido e evita-se o eco, a reverberação e a repercussão de som no interior do edifício. Além disso, o núcleo isolante de lã de rocha fornece ao equipamento um isolamento superior do telhado contra condições atmosféricas adversas e isola termicamente o interior do edifício.

Ficha técnica

  • Edifício de espetáculos do Castelo de Vivar no Parque Puy du Fou Espanha
  • Localização: Toledo.  
  • Promotor: Puy de Fou.
  • Arquitetos: Corroto Arquitectura S.L.P.
  • Construtora: Construcciones Lozoya.
  • Solução Isopan: sistema acústico personalizado para telhado e fachada. Para a fixação do revestimento exterior da fachada foi utilizado o sistema ARKWALL.
  • Fotografia: Puy du Fou Espanha