facebook_pixel150 aniversário Geberit | Projectista
Geberit

150 aniversário Geberit

Data de publicação

Um futuro com tradição

A Geberit comemora o seu 150º aniversário. De empresa com um só funcionário a Grupo com presença global.

A história da Geberit começou em 1874 como empresa com um único funcionário no centro histórico da cidade suíça de Rapperswil. Trinta anos depois, o fundador da empresa, Albert Gebert, desenvolveu um autoclismo de madeira revestido a chumbo. A história de sucesso continuou com a invenção do primeiro autoclismo de plástico em 1952 e do autoclismo de interior em 1964. Hoje em dia, a empresa, com sede em Rapperswil-Jona, emprega mais de 10.000 pessoas em todo o mundo e gere 26 fábricas de produção.

Fotografia da família Gebert, fundadora da empresa.

Em 2024, o Grupo Geberit comemora os 150 anos de história da empresa. Desde a sua fundação em 1874 em Rapperswil, junto ao lago de Zurique, na Suíça, a empresa foi pioneira no setor sanitário. «As nossas soluções de sistemas integrais estabeleceram e continuam a estabelecer padrões, então, agora e no futuro», afirma Christian Buhl, CEO da Geberit. 

«150 Years of Tomorrow» – 150 anos de qualidade, inovação e colaboração

Instaladores, distribuidores, proprietários de edifícios e consumidores finais confiam há 150 anos na força inovadora da empresa. «Desde o primeiro dia, o nosso lema foi fazer com que as coisas boas possam ficar ainda melhores. Para isso, colocamos sempre os nossos clientes no centro», afirma Christian Buhl.

Um exemplo prático desta força inovadora é o autoclismo de interior Geberit, ou UP para abreviar, que foi lançado no mercado em 1964. Hoje em dia, os autoclismos de interior Geberit e as estruturas de montagem azuis Geberit Duofix marcam a norma na indústria das instalações para a casa de banho.

Geberit, ADN invariável

Os valores e objetivos da Geberit mantiveram-se praticamente inalterados durante os últimos 150 anos: uma atitude prática, a consciência da importância da qualidade e a busca da excelência continuam a caracterizar a cultura corporativa da empresa na atualidade. A modesta empresa familiar dos inícios converteu-se hoje em dia no líder do mercado europeu de produtos sanitários. Hoje em dia, o Grupo Geberit, que opera a nível mundial, emprega mais de 10.000 pessoas e gere 26 fábricas de produção, quatro das quais se encontram em mercados não europeus.

Ambiente festivo

A Geberit vai comemorar o seu aniversário junto com funcionários e clientes. Ao longo do ano organizar-se-ão diversos eventos e celebrações. A Geberit comemora estes 150 anos com um livro de aniversário sobre a história da empresa e uma página web do aniversário.

Poderá encontrar mais informação e imagens em: www.geberit.pt/150


Família Gebert
Fotografia da família fundadora: Albert Gebert com a sua esposa Josefina e os dois filhos Albert Emil (esquerda) e Leo, pouco depois de 1892.

Copyright: Geberit
O Phönix
O autoclismo de madeira Geberit Phönix com revestimento de chumbo, inventado por Albert Gebert em 1905, começou a ser produzido em série em 1909. Foi a pedra angular do sucesso da empresa.
 
Copyright: Geberit

Um autoclismo de plástico
Um assessor técnico apresenta um dos primeiros modelos de autoclismo fabricado em PVC. Os autoclismos fabricados inteiramente em plástico foram uma estreia mundial nos anos 50.

Copyright: Geberit
O primeiro autoclismo de interior
O primeiro autoclismo de interior Geberit (UP 15.000) e a primeira placa de descarga Geberit, criados em 1964.

Copyright: Geberit
A terceira geração
Heinrich (esquerda) e Klaus Gebert: os dois irmãos converteram a empresa familiar num dos grupos de tecnologia sanitária líderes na Europa.

Copyright: Geberit
O cliente no centro
A partir dos anos 50, realizaram-se cursos de formação para clientes. Nos cursos demonstrou-se, por exemplo, como se trabalha de forma simples com acessórios de PE.

Copyright: Geberit

Saída para o mercado de valores
A oferta pública inicial (IPO) foi o tiro de saída para o sucesso contínuo da empresa. O CEO da Geberit, Günter Kelm, junto com Antoinette Hunziker-Ebneter, presidente da Bolsa de Valores da Suíça, na IPO em Zurique a 22 de junho de 1999.

Copyright: Geberit