Tecnilab Portugal SA
A empresa
A história da Tecnilab começou em 1978 quando a Empresa construiu os primeiros equipamentos destinados a laboratórios de engenharia civil. Foi o início de uma série de investimentos, ampliações e diversificações da actividade comercial, industrial e de serviços de engenharia.
A Empresa desenvolveu a sua actividade à volta da instrumentação e controlo, em diversas áreas da economia, com especial destaque para a energia, água e indústria.
Fruto de um crescimento sustentado, em 1987 foi aberta a filial do Porto, dando à Empresa uma dimensão de âmbito nacional.
O desenvolvimento da automação a todos os níveis, levou a que em 1999, se fizessem investimentos nesta área com a aquisição de parte do capital da empresa 2L, hoje 100% da Tecnilab e uma referência a nível nacional na área da automação. A modernização do País no sector das águas com a introdução de novas tecnologias, foi decisiva para o crescimento da Empresa, que se tornou uma referência no desenho e implementação de sistemas de telegestão.
Na busca constante de novas soluções e prevendo a necessidade da melhoria da redes de distribuição de águas, principalmente ao nível da gestão das pressões, em 2001 a Tecnilab adquiriu parte do capital da Empresa Valcon, fabricante de válvulas de controlo hidráulico, tendo construído uma nova unidade fabril e redesenhado totalmente a linha de produtos por forma a criar condições de bom desempenho no mercado interno, e sobretudo na exportação, actividade totalmente assegurada.
Em 2003 durante as comemorações dos 25 anos, a Tecnilab decidiu iniciar o processo de negociação para aquisição de novas instalações no Porto e em Lisboa, estando hoje concretizadas, num investimento superior a 3 milhões de Euros.
O crescimento da Empresa centrou-se ao nível dos recursos humanos, na entrada de novos engenheiros (a Empresa dispõe hoje de cerca de 50) com o objectivo de desenvolver projectos com inovação nas áreas de actuação da Empresa.