
LARA UNI
Marca MOQUETAS ROLS
A Lusotufo remonta a sua origem aos tempos de Manuel Marques Rola, pai e Avô dos principais obreiros e continuadores da empresa.
A sua actividade iniciou-se há mais de 70 anos, na cordoaria manual, num local conhecido por "Praça" e hoje lugar do Gavinho - Cortegaça, um pouco à semelhança do que acontecia por todo lado nessa zona.
No último trimestre de 1935, surgiu uma fábrica de tapetes e carpetes, associada ainda à indústria de cordoaria manual, sob os auspícios de Manuel Marques Rola, adoptando então a designação social de "Manuel Marques Rola & Filhos".
Após o falecimento em 1936 de Manuel Marques Rôla, o futuro da empresa ficou dependente da dinâmica e capacidade empreendedora dos seus sucessores, nomeadamente a de seus filhos Álvaro e David.
Até 1952 a indústria de tapeçaria viveu associada à indústria de cordoaria, sendo precisamente nesse ano que se deu a sua separação através da criação de uma nova sociedade, a Sicor – Sociedade Industrial de Cordoaria, ficando a firma "Manuel Marques Rôla, Filhos" dedicada exclusivamente ao fabrico de tapetes e alcatifas.
Em 25 de Abril de 1960, foi constituída a firma "Irmãos Rôla, Lda", com o objectivo de montar novas instalações anexas às da firma "Manuel Marques Rôla, Filhos", para o fabrico de alcatifas "Tufting", até então quase desconhecidas em Portugal.
Em 1 de Maio de 1967, por incorporação das empresas "Manuel Marques Rola" e "Irmãos Rola", é criada a empresa "Lusotufo – Indústrias Têxteis Irmãos Rolas, SARL" (agora S.A.).